Barragem de Pau dos Ferros está apenas com 2,5% de sua capacidade

18 de Fevereiro 2019 - 13h47
Créditos:

A barragem da cidade de Pau dos Ferros está com 2,5% de acordo com a última medição do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn). Com as chuvas do ano passado, a barragem atingiu 11% e a Caern voltou a captar água do manancial em maio de 2018. Desde a quarta-feira (6), em função do considerável rebaixamento do volume de água, a Companhia reduziu a vazão enviada para Pau dos Ferros.
 
Apesar das chuvas na região, o manancial não saiu do baixo nível de água. Por este motivo, a cidade está dividida em três partes com rodízio de abastecimento. Cada região da cidade é abastecida pelo período de cerca de 7 dias e a redução do envio de água favorecerá o melhor aproveitamento da água. Caso não chova, será possível abastecer a cidade por mais dois meses. Em caso de colapso, Pau dos Ferros voltará a ser atendida pela Barragem de Santa Cruz através da adutora emergencial. A Caern está concluindo os preparativos para manutenção da adutora dada a possibilidade de reativação.
 
Outra cidade que também depende da barragem de Pau dos Ferros para ser abastecida é Rafael Fernandes. Por este motivo, se nos próximos dois meses a barragem não aumentar o volume a cidade pode ter decretada a situação de colapso. No Alto Oeste, a cidades que estão com as contas de água suspensas por colapso são Pilões, São Miguel, Paraná e João Dias.
 
A boa notícia é que o açude da cidade de Venha Ver, que estava com pouco volume de água, após boa chuva acumulou água suficiente para abastecer a cidade até o final do ano.