Empresários do RN recebem conteúdo da maior feira de varejo do mundo

13 de Fevereiro 2019 - 14h42
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Na manhã desta quarta-feira (13), os lojistas potiguares tiveram a oportunidade de se atualizar sobre as últimas tendências do varejo discutidas em nível mundial durante a última National Retail Federation (NRF), maior feira de varejo do mundo, realizada em janeiro em Nova York. O encontro, intitulado pós-NFR, aconteceu na sala 1 da Cinépolis do Natal Shopping e contou com a participação de Gustavo Schifino, ex-presidente do Conselho de Ética da ABF e Tiago Mello, CEO da DWZ, além de Mariana Carvalho, sócia da Ancar Ivanhoe.

O superintendente do Natal Shopping, Felipe Furtado, deu as boas-vindas destacando a importância do evento que conta com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e convidou Mariana Carvalho para transmitir alguns dos aprendizados tirados da NRF. Para ela, a marca é a plataforma para que os clientes sejam ouvidos e que a tecnologia deve ser usada não como fim, mas como meio. Diante disso, ela defende que é preciso que o empresário utilize os recursos tecnológicos hoje disponíveis – como redes sociais, inteligência artificial, entre outros – para construir um robusto banco de dados e possa conhecer cada vez melhor o seu cliente e oferecer o que ele deseja.

A sócia do grupo Ancar Ivanhoe, que é responsável por 28 shoppings, destacou também a importância das relações humanas e da diversidade das equipes para o fortalecimento da marca no mercado. “É preciso ser autêntico e colocar o propósito e os valores das empresas acima dos lucros. Em tempos de mudanças de comportamento dos consumidores, é fundamental ir além e gerar valor social”, reforça.

Mariana Carvalho também destacou o papel da diversidade no mundo dos negócios. Para ela, as marcas mais fortes serão aquelas que terão a contribuição de uma equipe cada vez mais plural. “Os lojistas precisam construir as coisas com as pessoas, só assim eles também se fortalecerão”.

Já Tiago Mello, CEO da DWZ, que também participou da NRF, destacou os exemplos das marcas que teve oportunidade de visitar durante o evento. Das 183 lojas que conheceu em Nova York, ele destacou 10 como cases que podem ser seguidos em nível local. Uma delas resolveu instalar um espelho em seu ambiente com a frase “Você está linda!”. Com isso, estimula as clientes a produzirem fotos e postarem em suas redes sociais marcando a loja. “A tendência é essa: criar ambientes ‘instagramáveis’ no interior das lojas, que ajudam a fortalecer a presença da marca nas redes sociais.  Há soluções como esta que não são caras, basta ter criatividade e apelar para soluções simples que podem ser aplicadas com o uso de uma tecnologia mais barata, muitas vezes compradas a granel, que pode ser usada para atrair o cliente”, analisa.

O mentor do primeiro marketplace phygital do Brasil e ex-presidente do Conselho de Ética da ABF, Gustavo Schifino encerrou o ciclo de palestras destacando que a relação entre marca e consumidor deve ser pautada para atender o que o segundo precisa. Ele destacou que não há mais cliente fiel, o que vai atrair consumidor para uma marca é o que ela oferece a ele. “Portanto, devemos usar a tecnologia para ser gentil com o cliente, lhe oferecer soluções, apostar em diferenciais, em exclusividades”, destaca Schifino.

De modo geral, o evento ponderou que o cliente continua procurando a loja física para a compra, mas antes pesquisa no digital e busca informações e avaliações sobre o produto que deseja, além de analisar seu posicionamento e propósito. Esse conjunto de fatores influencia na compra final e proporciona um cenário complexo com o qual o lojista necessita estar atento.