Mestre e Doutora em Direito do Trabalho pela PUC/SP disputará vaga no TRT/RN

18 de Fevereiro 2019 - 12h10
Créditos:

A advogada Yara Gurgel entrará na disputa da vaga do quinto constitucional para o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT/RN). Ela confirmou a postulação em entrevista ao programa Band Entrevista, na Band Natal, nesta segunda-feira (18). Além de anunciar sua candidatura, fez uma firme defesa da manutenção da Justiça Trabalhista. “Sou casada em regime de comunhão total com a Justiça do Trabalho há muito tempo”, brincou ela, evocando a sua trajetória profissional ligada ao segmento.

Yara tem um vasto currículo na área jurídica. Além de advogada e professora do Departamento de Direito da UFRN, tem mestrado e doutorado em direito do Trabalho pela PUC/SP. Na entrevista, a advogada criticou a ideia de extinção da Justiça do Trabalho. Ela disse não acreditar que a proposta, defendida até mesmo pelo presidente Jair Bolsonaro, seja implementada. 

“A Justiça do Trabalho é a que mais concilia, a que tem o maior índice de produtividade, a que mais arrecada proporcionalmente e a que mais implementa direitos fundamentais e sociais no Brasil. Então, não tem cabimento destruí-la. Não vai acontecer”, disse.

Segundo Yara, é um mito a tese de que a Justiça Trabalhista existe apenas no Brasil. “Na Europa, praticamente todos os países têm uma ramificação especializada do Judiciário para tratar das relações trabalhistas, inclusive a Alemanha, uma das nações mais desenvolvidas do mundo”, apontou.