Cultura no Ponto

Fest Bossa e Jazz – Home Sessions muda data do evento e anuncia atrações

Fest Bossa e Jazz – Home Sessions muda data do evento e anuncia atrações

Previsto para acontecer nos dias 1º e 2 de outubro, o 2º Fest Bossa & Jazz – Home Sessions divulga as primeiras atrações e altera a data do evento. Agora marcado para 2 e 3 de outubro, em formato híbrido, com apresentações ao vivo via web e com presença de público convidado no Hotel Barreira Roxa – Via Costeira, em Natal-RN, o evento reúne grandes artistas da música. Para o primeiro dia estão confirmados de Dudu Galvão & Samara Alves; Candeeiro Jazz; Ed Motta e Blues Beatles. Os demais nomes serão revelados em breve.

Realizado por Juçara Figueiredo Produções e aprovado pelo programa Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura da Cidade do Natal, o projeto conta com patrocínio da Unimed Natal, apoio cultural da Fecomércio RN, SENAC-RN e apoio da Beju Produções. Cerveja oficial: Stella Artois. Com oito lives entre artistas locais, nacionais e internacionais, o Festival terá transmissão pelo canal oficial da Band RN, no YouTube.

Em sua 1ª edição, produzida em abril deste ano, o Fest lançou campanha de arrecadação de fundos para o Instituto Juvino Barreto, junto aos seguidores, público e artistas participantes do Home Sessions, mantendo na versão on-line a preocupação com o impacto social do projeto, especialmente em um momento no qual os idosos estão entre os principais atingidos, devido a pandemia. Já para a 2ª edição, cultivando a mesma filosofia, porém ampliada para o impacto social da música na população potiguar, o Fest Bossa & Jazz – Home Sessions realiza nova campanha de arrecadação de fundos, agora voltado para o projeto Ilha de Música, idealizado e coordenado pelo trombonista, Gilberto Cabral, na comunidade da África, localizada na zona norte da cidade.

Som Sem Plugs promove oficinas audiovisuais para jovens de projetos sociais

A nova ação do Som Sem Plugs será realizada em Natal, Caicó e Mossoró

Você acredita no poder transformador da música? O projeto Som Sem Plugs acredita e muito, por isso está com uma nova ação, “Narrativas Musicais”. O intuito desta vez é proporcionar uma relevante experiência audiovisual para estimular o pensamento e a criatividade entre crianças e jovens de projetos sociais de Natal, Caicó e Mossoró, que atuam com foco na música. A ação dará a oportunidades para que esse público possa contar suas histórias, narradas e dirigidas por eles mesmos.

“Narrativas Musicais” conta com a participação de alunos de música das unidades do SESC RN (Caicó e Mossoró), Projeto Esperança de Mossoró e dos projetos Ilha de Música e Conexão Felipe Camarão, em Natal. O Som Sem Plugs junto com essas instituições parceiras, darão voz para que os jovens possam contar os impactos positivos que a música gerou e/ou gera em suas vidas e consequentemente, nas suas comunidades. Essas histórias serão retratadas através da produção de mini documentários e, tudo isso será apresentado a você, por meio do site, YouTube e redes sociais do Som sem Plugs.

A ação vai acontecer através de oficinas on-line de fotografia, roteiro, além de experiências artísticas via smartphone, ministradas pelo cineasta potiguar e membro da equipe de produção do Som Sem Plugs, Ernani Silveira – especialista em cinema pela UFRN e roteirista pela EICTV-Cuba.

Entenda como “Narrativas Musicais” será desenvolvida. Ocorrerá em quatro momentos: primeiro momento serão realizadas videoaulas, voltadas para crianças e jovens, alunos de iniciação musical, no qual será aplicada uma metodologia expositiva, com conteúdo de roteiro, fotografia e exercício de expressão artística. No segundo momento serão selecionados alunos que irão produzir pequenos filmes (minidocs), relatando o impacto da música e do processo de aprendizagem em suas vidas e em suas respectivas comunidades. Já no terceiro momento, o Som Sem Plugs vai transformar o conteúdo da ação em um documentário a ser exibido via web, além de trechos que serão exibidos em um programa especial na grade da InterTV.

Para encerrar a ação, será realizada uma campanha de doação de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), álcool em gel, alimentos e produtos de higiene pessoal para as comunidades assistidas pelas ONGs/Instituições parceiras. O público vai poder tirar dúvidas, acompanhar as novidades e saber de todas as etapas da ação, pelas redes sociais do Som Sem Plugs (@somsemplugs).

Apresentada por Oi, Cosern e Instituto Neoenergia, a temporada 2020 do Som Sem Plugs tem o patrocínio do Governo do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto via Lei Câmara Cascudo e apoio cultural do Oi Futuro. Conta ainda com o apoio da Camaleão Studio, G7 Comunicação, Original Marketing & Eventos, Studio Jota Marciano, Casa Nacre e realização Betapro Foto e Vídeo. Narrativas Musicais – ação sociocultural tem apoio da InterTV e Sesc RN.

Final de semana tem muita música no Praia Shopping

Fotos: Divulgação

Final de semana tem muita música no Praia Shopping

O final de semana conta com uma programação musical imperdível no Praia Shopping. No Praia Chopp Natal, o projeto Praia Musical traz atrações nesta sexta, sábado e domingo.

O boteco charmoso, localizado na parte alta da praça de alimentação do Praia Shopping, já se tornou um point de bons encontros entre amigos, familiares, artistas e público em geral da capital potiguar.

A cervejaria promove não só um ambiente aberto, seguro, com ventilação natural, perfeito para o melhor happy hour da cidade, como traz sempre atrações musicais de qualidade todo final de semana para divertir ainda mais a clientela.

Na sexta (18), quem sobe ao palco é Rodrigo Alves (ex-vocalista da banda Caviar com Rapadura), Diego Libra vem com o pop e o sertanejo no sábado (19) e no domingo (20) tem a estreia do projeto Pagode da Nata com a banda Soanata.

 

Em outubro será realizada o 2º Fest Bossa & Jazz – Home Sessions

Vem aí o 2º Fest Bossa & Jazz – Home Sessions. Com o sucesso do novo formato promovido no mês de abril e a impossibilidade da realização do festival em seu formato totalmente presencial, a segunda edição do “Home Sessions” será realizada nos dias 1º e 2 de outubro, em formato híbrido, com apresentações ao vivo via web e com presença de público convidado no Hotel Barreira Roxa, Via Costeira, em Natal.

Aprovado pelo programa Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura da Cidade do Natal, o projeto conta com patrocínio da Unimed Natal, apoio cultural do SENAC RN e apoio da Beju Produções. O festival terá transmissão pelo canal oficial da Band RN no YouTube e apresentará 8 “lives” de artistas locais, nacionais e internacionais. Uma realização da Juçara Figueiredo Produções.

O 2º Fest Bossa & Jazz – Home Sessions está com uma programação recheada de grandes artistas, como Ed Motta, Sergio Groove e o encontro inédito de Dudu Galvão & Samara Alves entre outros que serão divulgados nos próximos dias, juntamente com a programação completa do festival.

Na sua 1ª edição em abril, em comunhão com o evento, foi lançada uma campanha de arrecadação de fundos para o Instituto Juvino Barreto, junto aos seguidores do festival e ao público e artistas participantes do evento, mantendo na versão online a preocupação com o impacto social do projeto, especialmente em um momento onde os idosos eram os principais atingidos pela pandemia.

Mantendo a mesma filosofia, a campanha de arrecadação de fundos é agora voltada para o projeto Ilha de Música, idealizado e coordenado pelo trombonista Gilberto Cabral na comunidade da África, na zona norte da cidade.

Espetáculo “Meu Seridó” retoma apresentações e oficinas em ambiente virtual

Fotos: Brunno Martins

Espetáculo “Meu Seridó” retoma apresentações e oficinas em ambiente virtual

O sertão do Rio Grande do Norte serviu de inspiração para o espetáculo teatral “Meu Seridó”. A peça, que circulou por todo o Brasil durante turnê do Palco Giratório do Sesc Nacional, estará de volta nos meses de setembro e outubro com apresentações no meio online, dentro do projeto “Sementes do Meu Seridó”. Além das apresentações, o projeto ainda prevê outras ações formativas.

Sendo viabilizado pelo edital “Transformando Energia em Cultura” da Cosern e Instituto Neoenergia, e através do Programa Estadual Câmara Cascudo, da Fundação José Augusto e Governo do Rio Grande do Norte, o projeto “Sementes do Meu Seridó” terá todas as suas atividades realizadas em ambiente digital, conforme as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, seis apresentações do espetáculo serão exibidas no canal da Casa de Zoé no YouTube, dialogando virtualmente com o público e com estratégias de exibições que as direcionam para as cidades de Acari, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Florânia, Parelhas e Umarizal.

Na primeira etapa do projeto, neste mês de setembro, será realizada a oficina virtual “Sementes de Histórias”, com o Professor Dr. Helder Macedo, para Professores e Professoras da rede pública de ensino das cidades contempladas pelo projeto. As inscrições estão sendo realizadas até hoje, 16 de setembro, pela internet nas redes sociais da Casa de Zoé. Os professores, ao terem sua inscrição confirmada, receberão o livro do espetáculo “Meu Seridó” e um kit de sementes de plantas nativas da caatinga.  A oficina tem como objetivo discutir junto aos docentes da rede pública das cidades elencadas, aspectos históricos que emergem do texto dramatúrgico do espetáculo “Meu Seridó”, do autor Filipe Miguez, realçando suas conexões com a literatura regional e com as fontes históricas.

As apresentações, que compõem a segunda etapa do projeto, acontecerão no decorrer do mês de outubro pelo canal no YouTube da Casa de Zoé. “Essa é a primeira novidade, a partir de hoje vocês irão acompanhar nossa preparação para chegar ao Seridó (e ao mundo) com o projeto “Sementes do Meu Seridó”, que devido a pandemia acontecerá de forma on-line em nosso canal no YouTube e em nossas redes sociais”, afirmou a idealizadora do projeto, Titina Medeiros.

“Sementes do Meu Seridó” é uma realização da Casa de Zoé com produção da Bobox Produções. O projeto conta com patrocínio do Governo do Estado e Fundação José Augusto, através do Programa de Patrocínio Câmara Cascudo, Cosern e Instituto Neoenergia.

Sambando Pelo Brasil estreia hoje com artistas de Natal

Fotos: Divulgação

Sambando Pelo Brasil estreia hoje com artistas de Natal

Idealizado pelos sambistas Didu Nogueira e Jorge Simas, projeto tem lançamento na terça-feira, 15/9, às 21 horas, com transmissão ao vivo no YouTube e no Facebook.

Que o samba nasce em todo Brasil isso não é surpresa. São vários movimentos, artistas e rodas no país que sempre resistiram e permanecem difundindo os fundamentos e os conhecimentos dessa cultura popular. Com objetivo de mapear e dar voz a esses movimentos, dois craques do samba resolveram inovar, também diante da necessidade de se adaptarem aos novos formatos digitais impostos nesse período da quarentena. 

Assim, o produtor e cantor Didu Nogueira e o violonista e compositor Jorge Simas criaram o "Sambando pelo Brasil" e fazem a estreia nesta terça-feira, 15 de setembro, às 21h. "Serão encontros virtuais semanais em que iremos receber amigos e amigas de todo o país. São pessoas que sempre levantaram a bandeira do samba e da nossa cultura e são importantes para os movimentos de sua cidade e estado", explica Didu, que complementa: "A estreia será com nossos amigos de Natal (RN). A programação de setembro já está fechada e em breve divulgaremos as dos próximos meses".

Carioca radicado no Recife (PE) e dono de um currículo respeitável na música, Jorge Simas também acredita no projeto: "Queremos mostrar que a resistência do samba está em todo país e com o projeto pretendemos também fortalecer essas articulações e amizades entre cidades e estados".

A transmissão será ao vivo nas páginas de Didu e Simas no Facebook e no canal do YouTube de Nogueira. As participações especiais para o primeiro encontro serão de Debinha Ramos, Anna Fernandez e Marieta Maia.


Sambando pelo Brasil com Jorge Simas e Didu Nogueira

Episódio de estreia: sambas de Natal (RN)

Data: 15 de setembro (terça-feira)

Horário: 21h

 

Link da transmissão:https://bit.ly/ESTREIASambandopeloBrasil

Blogs