P-47 Aviação e História

[Fotos] A-29 da FAB alcança 90.000 horas de voo e ganha pintura comemorativa

[Fotos] A-29 da FAB alcança 90.000 horas de voo e ganha pintura comemorativa

A Ala 10, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) sediada em Natal, recebeu na manhã desta sexta-feira (4), a aeronave A-29B do 2º/5º Gav, Esquadrão Joker, comemorativa FAB5949 em alusão as 90.000 horas voadas pelo avião da Embraer, o “Super Tucano”.

O destaque da pintura especial é o desenho da bolacha do esquadrão no leme do A-29. No emblema, podemos ver um avestruz interagindo com um pinguim, o que representa um instrutor transmitindo conhecimento ao estagiário, tendo em vista que o 2º/5º Gav é responsável pelo Curso de Especialização dos pilotos de caça da FAB.

Fotos: redes socias / cedidas

1944 - Super-Fortaleza Voadora "B-29" caiu em Natal durante missão especial

1944 - Super-Fortaleza Voadora "B-29" caiu em Natal durante missão especial

A passagem das “Superfortalezas Voadoras” B-29 por Natal, em 1944, por si só já foi um fato histórico e importante para a história da aviação do Rio Grande do Norte.

As aeronaves estavam a serviço da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos (USAAF – United States Army Air Force) e tinham a missão de bombardear o Japão, mas precisavam de Natal para saltar sobre o Atlântico Sul e ingressar na rota do teatro da China, Burma e Índia (CBI).

Infelizmente, a Base Aérea de Natal participou de outra maneira deste fato, quando em 10 de agosto de 1944, a aeronaves B-29 de matrícula “42-24482” sofreu grave acidente após decolar, a 3,5 milhas de distância da pista (aproximadamente 5,6 km), em direção sul-sudeste, segundo relatório do acidente. Ao traçar um diâmetro, a área compreende a estrada de Pium ou o fim da Avenida Ayrton Senna.

Com o ocorrido, todos os nove tripulantes vieram a óbito e aeronave foi totalmente destruída.

Faleceram:

1º Ten Austin J Peek, piloto

2º Ten. Willard R Heintzelman

2º Tenente Leroy Judson

2º Tenente Dale E Shillinger

T / Sgt. Harold R Brown

Sgt. Kurt F Seeler

Cpl. Anthony A Cobbino

Cpl. Walter R Newcomb

Cpl. David C Prendiz


O B-29 “42-24482” estava a caminho para juntar-se à 58th Bomb Wing, em Chengtu, China (via Dakar, Senegal, Marrocos e Egito). O equipamento era considerado moderno e sua operação poucos meses antes era secreta, passando por Natal a partir de fevereiro daquele ano.

Um fato interessante e registrado em jornais da época é que na semana do acidente, estava no Campo de Parnamirim Field, o genral Ralph H. Wooten, comandante-geral das Forças do Exército dos EUA no Atlântico Sul. Ele deveria estar acompanhando de perto a passagem das super-fortalezas voadoras pelo Nordeste brasileiro.

Há muito tempo se questionam a eficiência do projeto da B-29 devido o alto número de acidentes envolvidos. Na rota do CBI, entre abril e dezembro de 1944 foram registrados 48 acidentes fatais e não fatais, sendo pelo menos dois deles entre Natal e Dakar. A grande maioria deles ocorreu em território indiano, na tentativa de chegar à China pelo Himalaia.

Em 18 de setembro de 1944, a B-29 de matrícula “42-65203” desapareceu sobre o Oceano Atlântico quando se dirigia para Acra, em Gana.

Links Relacionados: O avião secreto que passou por Natal na época da segunda guerra

 

Helicóptero "Potiguar 01" permanece em manutenção no Ceará até o fim de 2020

Helicóptero "Potiguar 01" permanece em manutenção no Ceará até o fim de 2020

Helicóptero "Potiguar 01" está em manutenção desde o primeiro semestre (Foto: Pedro Vitorino)

A aeronave da Secretaria de Estado da Defesa Social e Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed), matrícula PR-YFF, batizado de “Potiguar 01”, há muitos meses não é visto em operação. O Blog P-47 procurou saber por onda anda o helicóptero e a resposta oficial é que o mesmo se encontra em revisão na cidade de Fortaleza, no Ceará, na empresa Helicópteros do Brasil S.A. (HELIBRAS).

De acordo com a informação da Sesed, a aeronave passa por manutenção preventiva, com previsão de retornar ainda em 2020. Contudo, quando necessário um helicóptero do Ceará é emprestada ao nosso estado.

No Diário Oficial do Estado (DOE/RN), é possível identificar a renovação do contrato de manutenção em 15 de setembro de 2020, com objetivo de “reparo e revisão geral dos conjuntos dinâmicos (caixa de transmissão principal - ctp, caixa de transmissão traseira - ctt, mastro e seus componentes), do helicóptero esquilo as 350 b2...”.

Potiguar 01 em operação sobre Natal (Foto: Pedro Vitorino)

Segue na íntegra a publicação do DOE/RN.

PROCESSO SEI nº 00510015.0018682020-04 - SESED/RN

EXTRATO DO SEGUNDO TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº 026/2018- SESED, DE CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO NÍVEL 3, REPARO E REVISÃO GERAL DOS CONJUNTOS DINÂMICOS (CAIXA DE TRANSMISSÃO PRINCIPAL - CTP, CAIXA DE TRANSMISSÃO TRASEIRA - CTT, MASTRO E SEUS COMPONENTES), DO HELICÓPTERO ESQUILO AS 350 B2, MATRÍCULA PR-YFF (POTIGUAR 01), QUE ENTRE SI CELEBRAM A SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL COM A EMPRESA HELICÓPTEROS DO BRASIL S.A. - HELIBRAS.

 PARTES: Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social - SESED/RN e a empresa HELICÓPTEROS DO BRASIL S.A. - HELIBRAS. OBJETO: prorrogação do prazo de vigência do

Contrato nº 026/2018. DA VIGÊNCIA: 20/09/2020 a 19/09/2021.

DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E DO VALOR: As despesas decorrentes da presente prorrogação serão suportadas nas seguintes classificações orçamentárias: Exercício 2020: Função Subfunção Programa Ação Subação Fonte Natureza Subelemento Valor em R$06 181 0100 2381 238101 0100 33.90.30 - 32 - Peças e Acessórios para Aeronaves. 393.846,68 33.90.39 -- 85 - Serviços de Itens Reparáveis de Aviação . 219.961,67 Exercício 2021: Função Subfunção Programa Ação Subação Fonte Natureza Subelemento Valor em R$06 181 0100 2381 238101 0100 33.90.30 - 32 - Peças e Acessórios para Aeronaves. 486.000,00

VALOR TOTAL DE: R$ 1.099.808,35 (um milhão, noventa e nove mil oitocentos e oito reais e trinta e cinco centavos)

DATA/LOCAL: Natal/RN, 14 de setembro de 2020.

[Foto] Um dia de treinamento com os A-4 da Marinha do Brasil

[Foto] Um dia de treinamento com os A-4 da Marinha do Brasil

O Blog P-47 acompanhou, nesta quarta-feira (11), a operação das aeronaves A-4 “Skyhawks” do Esquadrão de Aviões de Intercepção e Ataque (VF-1), da Marinha do Brasil, que estão em treinamento na Base Aérea de Natal. Segue o registro das imagens das belas aeronaves.

 

Nota do editor: O blog agradece ao 3º Distrito Naval e ao Esquadrão VF-1 pelo acolhimento.

Air Force Two pousou em Natal com Joe Biden em 2014

Air Force Two pousou em Natal com Joe Biden em 2014

C-32 em aproximação final para pouso em Natal (Foto: Leonardo Dantas)

Em 16 de junho de 2014, o presidente eleito dos EUA, Joe Biden esteve em Natal para acompanhar o jogo entre a seleção americana de futebol contra Gana. Na tarde daquele, duas aeronaves C-32 de matrículas 80001 e 80002, variantes do Boeing 757 utilizados pela Força Aérea dos Estados (USAF), pousaram na pista da Base Aérea de Natal (Bant) e em uma delas estava a bordo o então vice-presidente Biden. Outras duas aeronaves C-17 já se encontravam na pista desde o dia anterior, quando trouxeram carros, diversos equipamentos e pessoal do Serviço Secreto Norte-americano, que fizeram a segurança da autoridade. 

Momento do pouso com as aeronaves de apoio C-17 na pista da BANT (Foto: Leonardo Dantas)

[Áudio] Avião da FAB declara emergência após decolar de Natal

[Áudio] Avião da FAB declara emergência após decolar de Natal

Avião U-100 da FAB é similar ao Phenom 100EV civil da Embrar (Foto: FAB)

Uma aeronave U-100 da Força Aérea Brasileia (FAB) declarou emergência após decolagem da Base Aérea de Natal (Bant), na noite desta terça-feira, 3, o que obrigou um voo de quase uma hora sobre a capital potiguar com objetivo de “queimar combustível” e realizar o retorno em segurança. A manobra foi um sucesso e a aterrissagem ocorreu sem maiores imprevistos.

Logo que decolou, o piloto da aeronave de matrícula FAB 3702 comunicou a torre de controle a emergência, informando ter problemas no sistema do avião, contudo, estava com o U-100 sob controle. Utilizando o indicativo Guará 02, o comandante afirmou que faria a queima de combustível para “respeitar o peso de pouso”, indicando ainda algum problema de navegação e nos instrumentos, já que não quis perder a referência sobre Natal. Após alguns minutos, foi reportado o controle total do voo, permitindo pouso seguro na Bant.

Trajeto feito pelo U-100 FAB 3702 sobre Natall, até o pouso (Reprodução: Fligth Radar 24)

O U-100 é a versão militar do jato Phenom 100, fabricado pela Embraer na Flórida (EUA). A FAB recebeu duas destas aeronaves no ano de 2019 e uma delas era o FAB 3702. Ele opera pela 6º Esquadrão de Transporte Aérea (6º ETA), a partir da Base Aérea de Brasília.

A condução da situação deu certo, resultando em pouso comunicado pelo controle aéreo como sucesso. Aguardar a informação oficial da FAB sobre o ocorrido.

No áudio, é possível ouvir qual a intenção do piloto e a resposta da torre, se precisaria de apoio em solo.

 

Blogs


Clique aqui e receba nossas notícias gratuitamente!