A união da técnica com detalhes científicos e a sensibilidade artística é uma das principais características do trabalho que será apresentado por Maria Nascimento Arte e Cultura na exposição “Ilustração Científica de Plantas Medicinais”, do artista plástico Dyego Costa. O evento estará aberto à visitação no dia 27 de abril, às 17h, no Espaço Nutre, com entrada gratuita.

Em sua primeira exposição em Natal, o artista apresentará ilustrações botânicas com teor científico e artístico nas técnicas de grafite, aquarela, nanquim e lápis de cor. Dyego Costa já participou de duas exposições coletivas, em São Paulo, com o tema "Infância", e outra em João Pessoa, com o tema "Arte em Papel".

Biólogo de formação, Dyego Costa tem a ilustração científica entre as suas preferências. Sua principal técnica é o óleo sobre a tela, mas afirma que também faz experimentos com os mais variados tipos de pinturas. “É um trabalho minucioso e criterioso e que exige muita observação, pois reúne a parte artística e a parte científica. É preciso estar atento às medidas, cores, floração, tamanho, sementes, entre outros detalhes. A ilustração permite mostrar um corte da planta com mais exatidão, ou evidenciar, com diferentes cores, matizes ou ângulos, certas partes da planta”, explica o artista.

A Ilustração Botânica é a arte de registrar graficamente com desenho ou pintura as mais diversas plantas com maior fidelidade possível, garantindo perfeito reconhecimento do vegetal, de tal forma que uma espécie, ainda que da mesma família, seja confundida com outra. As ilustrações utilizam variadas técnicas e podem ser em preto e branco ou colorido, sendo muito utilizadas por pesquisas e publicações nos mais diversos campos das ciências.

A exposição Fitoterapia - Ilustração Científica de Plantas Medicinais tem entrada gratuita e vagas limitadas. Para participar, o interessado tem que realizar inscrição pelo site https://www.outgo.com.br/fitoterapiabrasileiraquimicaprescricao.