Nesta segunda-feira, 13 de maio, o evento Diálogos & Música - uma prévia do show Anima Chico - será realizado na Escola de Música da UFRN. Na apresentação, fruto da pesquisa da professora Pollyanna Guimarães, serão executadas algumas canções e também discutidas as bases da pesquisa, uma oportunidade para se aprofundar na obra de Chico Buarque.

Anima Chico é um espetáculo musical de conteúdo crítico e artístico, baseado numa pesquisa sobre uma tipologia da mulher brasileira, descrita na obra de Chico Buarque de Hollanda. O objetivo do show é contar a história dessas personagens e estimular a reflexão sobre os padrões comportamentais da mulher brasileira diante da cultura opressora masculina, tendo por base os estudos da psiquiatra Dra. Jean Shinoda Bolen sobre os mitos gregos e a psiquê feminina, fazendo referência a conceitos Junguianos como arquétipo e a idéia da anima (porção feminina do homem).

Além de mostrar a diversidade das figuras femininas, o show também mostra a riqueza da música brasileira popular, guiando o ouvinte por um passeio através dos ritmos e gêneros brasileiros como o baião, o samba, a bossa, o bolero e a valsa, presentes na obra de Chico. A formação instrumental completa é: voz, violão/guitarra, contrabaixo, flauta/sax, bateria e percussão. A banda, composta por três mulheres e três homens, referencia a igualdade de gêneros, e suas presenças no palco também fazem parte do aspecto conceitual do show.

O espetáculo Anima Chico será apresentado na íntegra nos dias 23 e 24 de maio no Teatro de Cultura Popular. Ingressos podem ser adquiridos no https://www.sympla.com.br/anima-chico__521551.