Há alguns dias, ao acompanhar as postagens no Facebook do amigo Bill DeArmond, percebemos uma foto com militares da Marinha dos Estados Unidos perfilados, como se estivessem em revista. Na legenda, o amigo Bill colocou que era a visita do presidente Franklin Roosevelt a base de hidroaviões de Natal, no ano de 1943. Então, deduzir que a foto foi tirada no que conhecemos como Rampa.

Contudo, a novidade não é essa. É que ao assistir um programa no canal The History de nome “Apocalypse World War Two – Allies Strike Back” (Apocalipse da Segunda Guerra – Aliados Contra-atacam), percebi que se tratava da mesma cena, entretanto, de um outro ângulo e mostrando a passagem do jeep com Roosevelt e Getúlio Vargas. Como identificamos que era a Rampa? Na imagem em vídeo é possível ver a caixa d´água que abastecia o Porto de Natal.

imagem colorida digitalmente para o documentário

Conhecemos Bill DeArmond através do Facebook há cerca de um ano, após ele contar ser sobrinho de um veterano que passou pelo Brasil durante a segunda guerra e faleceu 4 de julho de 1943.

É possível encontrar o vídeo no youtube e aos 21 minutos e 18 segundos passa a referida cena.