Potiguar 01 em seu retorno à Sesed (Foto: Pedro Vitorino)

O helicóptero do Governo do Rio Grande do Norte, integrado a Secretaria de Estado da Defesa Social e Segurança Pública (Sesed), o Potiguar 01 (Prefixo PR-YFF) está de volta às operações oficialmente. O aparelho foi reintegrado e apresentado à imprensa, na manhã desta sexta-feira, 11, em solenidade no Centro Administrativo de Natal, após quase dois anos ausente.

Ele estava em Fortaleza, no Ceará, cumprindo a revisão obrigatória de 144 meses de uso, ou seja, o equivalente há 12 anos. De acordo com o Governo do RN, o processo de revisão consiste em trabalho minucioso, sendo necessário desmontar e remontar todos as peças da aeronave, testando todos os seus componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos. Somente na manutenção e reposição de componentes, segundo a Sesed, foram investidos cerca de R$ 2,9 milhões, com mais R$ 400 mil do seguro, que também é obrigatório.

O Potiguar 1 chegou ao estado na tarde da sexta-feira passada, dia 4, - como foi postado aqui -  e ficou na Base Aérea de Natal, em Parnamirim, para os últimos testes e calibragem de alguns componentes. A partir de 2021, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) ocupará o hangar da setor Oeste da Bant, histórico e récem recuperado.

(Foto: Pedro Vitorino)

Ficha Técnica da aeronave:

Nome para a Sesed/RN: Potiguar 01

Fabricante: Eurocopter Ecureuil / Airbus Helicpters / Helibras (Brasil)

Modelo: AS 350 B2

Prefixo: PR-YFF

Autonomia: 662 km

Velocidade cruzeiro: 240/km/h a 280 km/h

Peso Vazio: 1.174 kg

Paso Máximo para Decolagem: 2.250 kg

Capacidade: 06 passageiros

Comprimento: 10,91 m

Diâmetro do Rotor: 10,7 m

(Foto: Pedro Vitorino)

 

Link Relacionaldo:

"Potiguar 01" retorna ao RN neste fim de semana