Recentemente, Cafu foi escolhido para compor a seleção dos melhores jogadores da história do futebol mundial pela Revista France Foottball. Certamente, o fato de ter participado de três finais de Copa do Mundo e sido o capitão na conquista de 2002 pesou positivamente, além da bela carreira jogando pelo São Paulo, Palmeiras, Roma e Milan.

O fato é que, apesar de todo esse curriculum, Cafu sempre foi um jogador contestado por alguns, e constar dessa seleção mundial fez com que muitos olhassem meio de lado, lembrando de outros laterais-direito brasileiros que deveriam estar no seu lugar.

Enfim! O torcedor brasileiro sempre se mete em qualquer escalação.

O fato trouxe a lembrança de outro objetado lateral-direito, sendo que este era alvo, especialmente, da torcida do Flamengo. Maurinho jogou na Gávea entre 1997 e 2002, tem 209 jogos e marcou 10 gols com a camisa rubro-negra. Nada disso aplacou a marcação que a torcida do Flamengo sempre teve com ele e que era constante a cada jogo.

O cume se deu em 01.04.2000. Flamengo e Olaria iam se enfrentar pelo Campeonato Carioca. Na entressafra de 1998 para 2002, somente Cafu se mantinha como dono da lateral direita da seleção e era alvo de crítica, mesmo já tendo a autoridade de capitão e várias partidas no curriculum.

A torcida do Flamengo achou de “dar corda” e logo que foi dado o pontapé inicial da partida, uma parte das torcidas organizadas puxou o “ão ão ão, Maurinho é seleção”, e logo o Maracanã inteiro fazia coro. Até os poucos torcedores do Olaria também entraram na brincadeira.

Maurinho, acostumado com a crítica constante vinda dos arquibaldos e dos geraldinos, ficou meio sem acreditar no início e fez um leve aceno para a torcida, como em agradecimento.

Era tudo que a torcida queria. Nem bem o braço do aceno voltou a posição inicial, o incentivo transformou-se em pilhéria e todo o Maracanã se voltou contra o lateral gritando: “il, il, il, primeiro de abril”.

PS: Durante as postagens do mês de abril/2021, a Kolluna irá trazer casos pitorescos relacionados ao “Dia da Mentira” e que ficaram na memória folclórica do torcedor.

Créditos de imagens e informações para a criação do texto: http://globoesporte.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2017/04/maurinho-brinca-com-pegadinha-de-1-de-abril-da-torcida-do-fla-fase-boa.html