Em matéria de calendário, o futebol brasileiro nunca foi um primor de organização. Invariavelmente, a tabela original divulgada, até mesmo de competições nacionais, é alterada em razão da participação dos clubes brasileiros em outros torneios, em especial internacionais.

Em 1994, no ano em que a seleção se tornou tetracampeã mundial, o campeonato gaúcho inchou com a presença de 23 (vinte e três) equipes participantes, e cuja duração se deu de 05.03 a 17.12 daquele ano, misturando-se com o Brasileirão que foi jogado de agosto a dezembro, além de Copa do Brasil, Supercopa e Conmebol

Pois bem. Pelo chamado “Gauchão Interminável”, em 11.12.1994, o Grêmio jogou 03 (três) partidas seguidas, no Estádio Olímpico. Às 14h, enfrentou o Aimoré de São Leopoldo e empatou em 0x0. Às 16h, venceu o Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul, por 4x3, com gols de Agnaldo Liz, Carlos Miguel, Ayupe e Fabinho, enquanto Paulo Roberto (2) e Áureo descontaram para o SC. E às 18h, finalizou a rodada tripla com vitória sobre o Brasil de Pelotas, por 1x0, gol do atacante Jacques, que havia sido titular na segunda partida e entrou no 2º tempo na terceira.

O tricolor montou uma operação de guerra para esses jogos, concentrando 42 (quarenta e dois) jogadores e utilizando 34 (trinta e quatro) nas 03 (três) partidas, e jogou com as seguintes escalações:

Às 14h - Grêmio 0x0 Aimoré, utilizando a camisa celeste: Murilo; Cristian, Luciano, Éder e Júlio César; Puma, Alexandre e André Muller; Tefo (Juliano), Escurinho e Rodrigo “Gasolina”. Técnico: Zeca Rodrigues (assistente de Felipão).

Às 16h - Grêmio 4×3 Santa Cruz, utilizando a camisa tricolor: Danrlei; Ayupe, Scheidt, Agnaldo Liz e Arílson; Pingo, Jamir, Jé (Émerson) e Carlos Miguel; Fabinho e Jacques (Ciro). Técnico: Zeca Rodrigues.

Às 18h - Grêmio 1×0 Brasil de Pelotas, utilizando a camisa branca: Aílton Cruz; Jairo Santos, César, Cristiano e Duda; André Vieira, Wallace e Émerson (Jacques); Carlinhos, Ciro (Juliano) e Cristiano Júnior. Técnico: Luiz Felipe Scolari.  

O que chamou a atenção, muito mais do que o feito histórico que entrou para o Guinness Book como o único clube do mundo na história que disputou 03 (três) jogos oficiais num mesmo dia, foi que os 270 (duzentos e setenta) minutos em campo de nada valeram, pois o Grêmio já estava eliminado do campeonato, o qual foi vencido pelo rival, o Internacional.

https://www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/o-inusitado-dia-em-que-o-gremio-disputou-tres-jogos-seguidos-pelo-gauchao/; www.gremiopedia.com; Almanaque da Bola, Canal do Jornalista Celzo Unzelte, no YouTube