A frase parece com um trecho da conhecida música “Pega na Mentira”, de Erasmo Carlos e serve como introito de uma folclórica história do futebol brasileiro no “Dia da Mentira”. 

Primeiro de abril de 1984. O Santos tinha sido vice-campeão brasileiro no ano antecedente e a torcida estava “mal-acostumada” com algumas contratações de impacto que a diretoria tinha proporcionado, como a chegada de Serginho Chulapa, Paulo Isidoro e até mesmo o argentino Leopoldo Luque, campeão do mundo em 1978.

Em meio à euforia da vitória na noite anterior, por 4x1, pelo Brasileirão contra o Fortaleza, no Ceará, com gols de Serginho Chulapa (2), Ronaldo Marques e Pita (Evilásio descontou para os alencarinos), o então diretor de futebol Cássio Nogueira convocou a imprensa para comunicar uma bomba. O dirigente tinha sido um formidável zagueiro do clube nos anos 50, e assumia o cargo executivo em paralelo as suas atividades profissionais como construtor imobiliário.

Na coletiva, Cássio falando em tom sério e respeitável, revelou que o Santos contratara Zico, “o Galinho de Quintino”, que estava na Udinese/Itália, e era aguardado naquele mesmo dia para fazer exames médicos e assinar contrato com o clube.

Ora, a notícia ganhou todas as manchetes, afinal, outras grandes contratações também tinham sido entabuladas no ano anterior. Não havia razão para não se acreditar. A torcida do Santos pirou e a do Flamengo ainda mais, cobrando do presidente George Helal uma resposta, enquanto este nada sabia.

Naquele tempo, as comunicações não eram tão fáceis assim para se chegar a Zico, na Itália, e confirmar a transação.

Momentos depois, advertido pelo presidente Milton Teixeira, Cassio Nogueira teve que desmentir a notícia, para desespero da torcida santista e alívio das demais, dizendo tratar-se de um “primeiro de abril”.

PS 1: A Kolluna dá sequência a mais um episódio relacionado ao “Dia da Mentira” no futebol, iniciado na semana passada e que será abordado durante as postagens do mês de abril.  

OS 2: A foto que ilustra a postagem é uma fotomontagem.

Créditos de imagens e informações para a criação do texto: https://www.santosfc.com.br/dia-da-mentira-dia-da-verdade/