Turismo & Negócios

É hoje o lançamento do Selo Turismo + Protegido

É hoje o lançamento do Selo Turismo + Protegido

Numa iniciativa conjunta da Secretaria de Turismo do RN (Setur), Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Sistema Fecomércio, por meio do Senac, Sebrae e a entidades do trade turístico lançam oficialmente o selo Turismo + Protegido. 

A chancela busca fortalecer a confiança dos viajantes, apresentando empresas e serviços empenhados em resguardar a saúde e a segurança de turistas e moradores.

Construído com base em estudos e padrões sanitários recomendados nacional e internacionalmente, o selo será lançado formalmente no próximo dia 15 de julho de 2020, às 09h via plataforma digital, pelo link: https://bityli.com/5aXQS

#TurismoProtegido
#JuntosContraCovid

Senac Nordeste lança programa para auxiliar o setor de Hotelaria nos protocolos

 

Nesta segunda-feira, 13 de julho, às 14h30, o Senac Nordeste promoveu evento virtual para lançar programa dirigido aos meios de hospedagem brasileiros, visando apoiá-los na retomada das suas atividades, de acordo com os novos protocolos exigidos pelo contexto da COVID-19. O projeto contou com a consultoria do Professor Marcelo Boeger, reconhecido nacionalmente na área de gestão hoteleira e de facilities.

“O setor de hospitalidade vem enfrentando um dos maiores desafios da história recente, com uma queda drástica de receitas e, em muitos casos, insolvências. Além de estarem impactados pela paralisação das atividades econômicas, essas empresas terão que realizar diversos investimentos, adequações nos ambientes e aquisições de novos equipamentos, EPIs e produtos para atenderem às novas regulamentações sanitárias”, contextualiza a diretora regional do Senac Bahia, Marina Almeida.

Para auxiliar o setor de Hospitalidade neste novo momento, o Senac também teve de olhar para dentro,  investindo rapidamente em capacitação e atualização de suas equipes.  Numa iniciativa do Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste e Espirito Santo do Senac já foram capacitados 70 docentes desses estados e somente para os  meios de hospedagem foram 30 participantes.

A iniciativa contou ainda com a produção de 08 vídeos, de até 7 minutos, que servirão para a introdução das diretrizes sanitárias transversais junto aos meios de hospedagem durante o processo de atendimento às empresas. Eles estarão também disponíveis para o setor hoteleiro de todo o país. Os vídeos poderão ser acessados nas plataformas do YouTube de todos os Senac Nordeste e Espírito Santo.

O Senac de cada Estado irá prestar auxílio às empresas por meio de seus respectivos Programas de Atendimento Corporativo. Especificamente no Senac Bahia,  os hotéis serão mentorados por meio do Programa Senac Empresas Digital que oferece atendimento remoto ao setor produtivo. Visando fortalecer o elo com o meio empresarial, o programa investe na disseminação de informações (e-books e lives) e no desenvolvimento de soluções gratuitas sob medida, prestando auxílio aos estabelecimentos comerciais em meio à atual crise mundial.

 MENTORIA HOSPITALIDADE SEGURA - o  serviço gratuito oferece orientações que serão repassadas em 7 encontros, totalizando uma carga horária de 22 horas. Cada empresa mentorada poderá implementar facilmente os protocolos.  “Diante da profusão de protocolos que estão sendo divulgados pelos diversos órgãos públicos e Associações de Classe, as empresas necessitam de orientações confiáveis e seguras para investir de maneira assertiva e apropriada às suas características e modelo de negócio”, enfatiza o consultor Marcelo Boeger.

Os conteúdos, tanto dos vídeos como da mentoria,  abordam Premissas para Distanciamento Social, Higiene Pessoal, Sanitização de Ambientes (Técnicas e Protocolos) do Front Office (recepção, manobristas, mensageiros e concierge); Premissas para a área de Governança (limpeza de quarto ocupado, quarto de check out, gestão de frigobar, áreas comuns, coleta de resíduo sólidos, retirada de enxoval e processamento de roupas); Premissas para a área de A&B - Alimentos e Bebidas (uso de buffet em restaurantes, room servicecoffee break, refeitório de colaboradores); Premissas para a área de Lazer (academias, saunas, spas, salão de jogos, piscinas, jacuzzis, esportes de contato, brinquedotecas); Premissas para a área de Eventos (salas de eventos, casamentos, eventos corporativos, sociais e treinamentos empresariais); Comunicação Assertiva para os Colaboradores e Prestadores, bem como Clientes  e Monitoramento das Atividades, check list e garantias para cumprimento dos protocolos. 

Cada vídeo tem apresentação e narração do Prof. Marcelo Boeger e profissionais da área de saúde, alternando com imagens e os check lists de processos sanitários obrigatórios. Os temas de Governança são apresentados e narrados por Maria José Dantas, presidente da Associação Brasileira de Governança Hoteleira (ABG).

Muito além da hotelaria, o Senac Nordeste está preparando outras equipes até 15 de julho, também com o professor Boeger, para atuarem junto às empresas dos segmentos de bares & restaurantes; beleza (salões de beleza & barbearia ); moda e comércio varejista (lojas & boutiques) quanto à aplicação dos novos protocolos sanitários.

Presidente do SHRBS-RN destaca decreto municipal e defende reabertura de buffets

Presidente do SHRBS-RN destaca decreto municipal e defende reabertura de buffets



Um plano de reabertura gradual para funcionamento dos buffets e recepções em Natal foi apresentado durante reunião com a presença do presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN), Habib Chalita.

O presidente do Sindicato lembrou que o decreto publicado pela Prefeitura de Natal englobou bares e restaurantes para funcionar dentro de protocolos sanitários e de saúde sem que houvesse prejuízo aos estabelecimentos.

Com a presença de 25 empresários do segmento além do vereador Kleber Fernandes, a reunião apresentou a proposta dos buffets e recepções, que é norteada por quatro etapas e todas com rígidos protocolos de segurança.

Ainda segundo Habib Chalita, buffets e recepções, que estão inseridos no setor de alimentação e são representados pelo SHRBS-RN, estão dentro de padrão de serviço similar e poderiam retomar seus trabalhos na capital. “Este mercado [buffets e recepções] também tem uma contribuição importante para a geração de emprego e renda além de movimentar a economia da capital e de todo Rio Grande do Norte”, disse.

Para o presidente do SHRBS-RN, a Prefeitura vem atuando de forma a não prejudicar as empresas, com foco na preservação dos empregos dos estabelecimentos, assim como está cuidando também dos aspectos relacionados à saúde.  

Pós-pandemia: Porto de Galinhas é um dos 10 destinos brasileiros mais procurados

 

 

Porto de Galinhas é o 5º destino mais procurado por turistas que pretendem viajar pós-pandemia. Os dados fazem parte de um levantamento divulgado esta semana pela Omnibees. O balneário fica atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Gramado e Brasília. Ainda de acordo com a empresa, a maioria das vendas são para a partir do mês de novembro deste ano.

 

A procura por Porto de Galinhas não é à toa. O zelo em acolher bem os turistas tem refletido nesta busca. No mês passado, o destino divulgou o Manual de Boas Práticas de Atendimento, Higiene e Segurança, criado pela Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) em parceria com o Real Hospital Português (RHP) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Departamento de Hotelaria e Turismo. O documento traz as novas medidas que serão adotadas pelos meios de hospedagem, frente a pandemia do Covid-19, as quais serão utilizadas desde a recepção dos hotéis até a forma como os trabalhadores exercem suas atividades.

 

“Logo no início da pandemia, Porto de Galinhas começou a se preparar para o retorno das atividades, mesmo ainda não sabendo quando seria. Demos início a criação do Manual de Boas Práticas de Atendimento, Higiene e Segurança, já pensando na futura retomada dos negócios. Agora, com o Manual pronto, já realizamos treinamentos com os funcionários dos hotéis, como também realizamos as devidas adequações físicas das áreas dos restaurantes e áreas comuns dos hotéis”, garante o presidente da AHPG, Massimo Pellitteri.

 

REABERTURA DOS HOTÉIS// Os hotéis de Porto de Galinhas associados a AHPG começaram a reabrir no dia 26 de junho, como é o caso do Marulhos Resort. Nesta quarta-feira (1º), o Kembali e o Armação Resort também retomaram as atividades.  O Nannai Resort e Spa voltará no dia 17 deste mês, enquanto os hotéis Vivá Porto de Galinhas, Solar Porto de Galinhas e Village Porto de Galinhas retornam dia 31. Em agosto, reabrirá o Serrambi Resort, com data a ser divulgada. Já em setembro, será a vez do Porto de Galinhas Praia Hotel, no dia 1º, e do Marupiara, que ainda anunciará a data.

 

OMNIBEES// Nascida em 2009 e lançada em 2012, a Omnibees foi criada com o objetivo de oferecer a mais completa solução de distribuição e marketing hoteleiro do mercado que permite maximizar a receita dos clientes através da otimização do seu preço ou redução dos custos operacionais. Em apenas seis anos, é líder de mercado no Brasil com mais de 5 mil hotéis e ainda conta com relações comerciais no México e Colômbia.

 

Filé Mignon será a estrela do Cozinhando com o Chef

Filé Mignon será a estrela do Cozinhando com o Chef

Nesta quinta-feira (16), o “Cozinhando com o Chef Daniel Cavalcanti” terá como tema “Filé mignon recheado com Parma e molho de grana padano”. A oficina gastronômica online, que tem o apoio do Magazzino, Frigoiás e Kouzina, será transmitida pelo canal do Cascudo Bistrô no YouTube, as 19h30.

 

Para quem desejar preparar o prato em casa, enquanto acompanha a transmissão, o Cascudo Bistrô preparou um Kit para três pessoas, com todos os ingredientes e receita por escrito no valor de R$ 130,00. Também tem a opção do kit individual no valor de R$ 72. Já para quem é apaixonado por vinhos, poderá adquirir o Alma Tierra Syrah 2018, no valor promocional de R$ 58.

 

A entrega é gratuita para Tirol, Petrópolis, Areia Preta, Lagoa Nova e Barro Vermelho e o pedido pode ser feito pelo (84) 99828.7007 (Whatsapp) ou no site: www.cascudobistro.com.br.

Rio Grande do Norte apresenta o selo Turismo Mais Protegido

Rio Grande do Norte apresenta o selo Turismo Mais Protegido

 

Ação foi construída em conjunto com o Sistema Fecomércio, Sebrae e entidades do trade turístico do Estado 
 

 Garantir ao turista a realização de elevados protocolos sanitários nos estabelecimentos é o que levou o Governo do Rio Grande do Norte a criar o selo Turismo Mais Protegido. Numa iniciativa conjunta da Secretaria de Turismo do RN (Setur), Emprotur, Sistema Fecomércio, por meio do Senac, Sebrae e as entidades do trade turístico, o selo busca fortalecer a confiança dos viajantes, apresentando empresas e serviços empenhados em resguardar a saúde e a segurança de turistas e moradores.

Construído com base em estudos e padrões sanitários recomendados nacional e internacionalmente, o selo surge em uma plataforma digital já disponível online. No site www.turismoprotegido.rn.gov.br, os viajantes poderão conhecer as empresas credenciadas com base no destino de seu interesse e preparar um roteiro seguro para sua visita ao Rio Grande do Norte. As empresas e demais serviços turísticos interessados em compor o site precisam checar os procedimentos e critérios para obterem o selo e utilizarem o site como forma de divulgação do seu produto.

O Selo do RN ressalta a credibilidade do Rio Grande do Norte como um destino preparado e se diferencia ao adotar uma estratégia em duas etapas. Para garantir a estampa, a empresa interessada deverá ter o Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, como precisará que um número mínimo dos seus colaboradores passem pelas capacitações oferecidas pelo SENAC ou SEBRAE, sendo o RN o único estado do país a oferecer a capacitação de forma gratuita para os profissionais do turismo. O monitoramento dos protocolos acontecerá em parceira com as secretarias de turismo e saúde de todos os municípios do estado.

Não dá para retomar as atividades sem adotar regras e procedimentos nesta área. E no setor de turismo isso é ainda mais premente. Por um motivo simples: o turista transfere sua casa, sua residência, para o seu destino turístico. Hotéis, pousadas e similares viram o lar do turista durante sua viagem. Então este segmento precisa, de fato, de um cuidado ainda mais apurado nesta questão. As capacitações que estamos ofertando irão habilitar os envolvidos na cadeia produtiva do turismo para implementação das normas de biossegurança exigidas no documento, para o pleno funcionamento das atividades no contexto pós-Covid 19. Importante, ainda, destacar que os cursos estão sendo ofertados, em sua maioria, de maneira gratuita, e todos em EAD”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

O selo Turismo Mais Protegido é uma ação voluntária e focada em envolver os segmentos do setor turístico potiguar. O anúncio da medida vem no momento em que o Rio Grande do Norte se consagra como o primeiro estado no Brasil a receber o selo global de segurança para viagens, o Travel Safe Stamp, promovido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e com respaldo da Organização Mundial do Turismo.

Importante destacar que o selo é uma ferramenta do destino RN. Embora capitaneado pelo Governo do Estado, ele representa todo o trade potiguar, incluindo os gestores públicos, o setor produtivo e o Sistema Fecomércio, que colaboram de forma ativa para que possamos estabelecer todos os protocolos de retomada da atividade turística.”, ressalta a Secretária da Setur, Aninha Costa. 

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN, José Odécio o selo traz mais credibilidade ao segmento. "Esse é mais uma ferramenta que o setor de turismo está criando por meio do protocolo muito bem elaborado pelas entidades e pelos órgãos envolvidos, visando dar mais segurança ao turista e preparar as empresas do setor de turismo, com destaque às empresas de hotelaria, para garantir segurança sanitária a todos, clientes e colaboradores. Portanto, a ABIH-RN está bastante feliz por ter contribuído com esse trabalho e espera que isso possa gerar maior atratividade para que as pessoas voltem a viajar para o Rio Grande do Norte.”

No site desenvolvido para o selo, as empresas podem conferir todo o material para solicitação e se certificarem como uma empresa do Turismo Mais Protegido, incluindo o Plano de Retomada do Turismo do Rio Grande do Norte que já foi atualizado.

Blogs

Natal tem noite chuvosa com trovões e relâmpagos