
Brasileiros têm relatado que estão conseguindo acessar o X sem o uso de VPN na manhã desta quarta-feira (18). Os relatos estão sendo compartilhados no Bluesky, rede rival do X.
Segundo as postagens no Bluesky, algumas pessoas conseguiram entrar e publicar pelo aplicativo do X, usando Wi-Fi e dados móveis da operadora.
"Moro em Fortaleza. O Twitter da minha filha está funcionando. Mas o meu ainda não voltou", disse uma pessoa no Bluesky. "Meu Twitter voltou a pegar depois que conectei o Wi-Fi", disse outra.
Ainda não está claro o motivo pelo qual algumas pessoas conseguem acessar a plataforma, mesmo com a suspensão no país. O g1 tenta contato com o X e com a Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações para ter um posicionamento.
Em nota, o Supremo Tribunal Federal (STF) disse que está checando a situação e que "aparentemente é apenas uma instabilidade".
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também informou que acompanha a situação e que não houve alteração da decisão de bloqueio da plataforma no país.
O X foi suspenso no Brasil no dia 30 de agosto, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Com informações de g1