
O projeto Conexão Elefante Cultural começa a circular esta semana levando apresentações culturais gratuitas às praças de 15 cidades. As apresentações chegam aos locais por meio de um caminhão customizado, adesivado e adaptado trazendo a Trupe da Luz para apresentações teatrais, além de dança e circo.
Com a missão de levar arte aos quatros cantos do estado do Rio Grande do Norte e sob a coordenação de Diana Fontes, o projeto traz na sua Trupe da Luz os grupos Cia Arte do Riso de Umarizal/RN; Coletivo Cida e Sociedade T de Natal/RN e a Cia Pão Doce de Teatro de Mossoró/RN. A Trupe segue com os objetivos já traçados em outras edições, como popularizar a arte cênica potiguar, incentivar novas ideias e linguagens, e transformar espaços alternativos para promoção da arte e do entretenimento.
Em cada cidade, além da apresentação do espetáculo em praças públicas, o Conexão Elefante Cultural promove oficinas e um bate papo com os artistas da região. A primeira parada é o município de Pendências no dia 16 de maio, depois a Trupe segue para Guamaré e Ielmo Marinho.
A Cia Pão Doce de Teatro (Mossoró/RN) apresenta o espetáculo "Canções daqui, contos do mundo", no qual os atores Romero Oliveira e Mônica Danuta falam como as histórias têm vida própria e ultrapassam os limites do engenho da caixola. Já a Cia Arte & Riso (Umarizal/RN) apresenta "Quem aposta come brocha", um espetáculo que tem sua estrutura cênica baseada em quadros de palhaços populares, músicas, poesias e outros elementos das artes circenses, como malabares e pirofagia.
CIDA e Sociedade T (Natal/RN) fazem o "Quintal de faz de conta", uma apresentação que tem como ponto de partida possibilitar às crianças a apreciação de dança contemporânea de qualidade, dialogando diretamente com o universo infantil, rememorando a ludicidade e a criatividade do corpo.
O Conexão Elefante Cultural é patrocinado pela COSERN/Instituto Neoenergia, através da Lei Câmara Cascudo e Governo do Estado e realizado por Diana Fontes Direção e Produção Cultural.