
Nascido em Natal, Francisco Antônio Cavalcanti demonstrou desde cedo gosto pela literatura, no entanto optaria por uma formação acadêmica de caráter eminentemente técnico. É engenheiro, especialista em desenvolvimento, mestre em administração e doutor em engenharia de produção. Profissionalmente, direcionou sua preocupação a duas áreas: planejamento estratégico e gestão de tecnologia.
Docente da Universidade Federal da Paraíba, orientou inúmeros trabalhos acadêmicos nesses domínios do conhecimento e participou de projetos de pesquisa com a universidade francesa Grenoble Alpes. Publicou a obra Tecnologia e Dependência: O Caso do Brasil, pela Editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro; Planejamento Estratégico Participativo: Concepção, Implementação e Controle de Estratégias e Êxito Profissional: Conhecimentos e Atitudes, ambos pela Editora Senac-SP, São Paulo.
Mais recentemente, materializando uma inclinação sentida desde sempre, trouxe a público sua primeira ficção, O Violoncelo: Uma Trajetória de Acasos e Mistério, pela Editora Livre Expressão, Rio de Janeiro e, em seguida, um outro romance intitulado Diário de Bordo: O Legado de Jacques Drouvot, pela Chiado Editora, Lisboa.
Agora, traz a público o livro rico e vibrante O Tempo de Tudo, pela Drago Editorial. Nas palavras da escritora Alexandra Almeida, “Entre o corriqueiro, o erudito e o lírico, Francisco Antônio cria um romance formidável em se ler, entreter e ensinar. Como na máxima horaciana do ‘ensinar deleitando’, sentimos isto no romance deste escritor surpreendente.”
A lançamento da obra será realizado dia 5 de setembro, às 19h, na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa (PB).