Governo revisa projeção de alta do PIB de 2,1% para 1,6%

17 de Março 2023 - 13h16
Créditos:

O Ministério da Fazenda reduziu de 2,1% para 1,61% a estimativa para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do país em 2023. Segundo a equipe econômica, a mudança se deu por estes motivos:

  • os indicadores econômicos divulgados desde a última grade, que seguiram mostrando arrefecimento na margem;
  • os efeitos defasados mais intensos da política monetária sobre a atividade e mercado de crédito do que o anteriormente projetado; e
  • as perspectivas de liquidez reduzida nos EUA e em outras economias.

Os dados foram divulgados nesta 6ª feira (17.mar.2023) no Boletim MacroFiscal, elaborado pela SPE (Secretaria de Política Econômica) da Fazenda. Eis as íntegras do boletim (913 KB) e da apresentação (2MB).

Esta é a 1ª divulgação no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Também houve revisão sobre o crescimento econômico brasileiro de 2,5% para 2,34% em 2024 e de 2,5% para 2,76% em 2025. O PIB é a soma de tudo o que o país produziu em um determinado período.

Em 2022, a economia brasileira movimentou R$ 9,9 trilhões, o que representou um crescimento de 2,9%.

Com informações do Poder 360