Mulher viraliza ao dizer que ficou cega de um olho pelo mal uso da lente de contato

29 de Junho 2024 - 17h52
Créditos: Reprodução

As lentes de contato podem oferecer riscos se utilizadas de forma inadequada. Uma mulher afirma ter ficado cega em um olho após o uso indevido que acarretou na infecção por um parasita que come córnea, chamado de acanthamoeba (AK).

Lara Brandão Tironi compartilhou na plataforma de vídeos TikTok o antes e depois da perda de visão. Segundo seu relato, ela começou a utilizar lentes no ano passado após ser receitada pelo oftalmologista.

“O que me aconteceu foi sim o uso indevido das lentes de contato. (…) Foi culpa minha, totalmente minha. Foi irresponsabilidade. Eu tinha o costume de ficar coçando o olho, isso me causou uma laceração na córnea e também tomava banho usando as lentes”, explica Lara, em um vídeo.

Por conta do mal uso, foi infectada pela acanthamoeba (AK), que pode causar perda permanente da visão. A ameba corrói a córnea, causando dor intensa e extrema sensibilidade à luz. AK é comum no solo e na água, incluindo água da torneira, rios, piscinas e banheiras de hidromassagem.

“Se você quer usar lente, ouve o que o médico te indicar e siga à risca o que ele te diz. Se você acha que não vai conseguir, que não é uma pessoa higiênica, não use lente de contato”, alerta a jovem.

Com informações da Folha de Pernambuco