
Regina Duarte, 77, foi advertida pelo Instagram por postar informação falsa sobre a atuação do governo Lula (PT) em relação às enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.
Duarte postou vídeo mentiroso de que o presidente Lula teria rejeitado ajuda de Portugal para auxiliar os gaúchos. Ao acessar a postagem no perfil da atriz, o internauta se depara com o aviso da plataforma de que a publicação é falsa e direciona para a matéria de uma agência de checagem que explica por que o vídeo é fake news.
Gravação compartilhada pela atriz é do político de extrema-direita português André Carlo Amaral Ventura. Nas imagens, ele mente ao dizer que o governo brasileiro "não quer que Portugal envie" doações para o Rio Grande do Sul.
Ao repostar o vídeo, Regina Duarte disse não entender por que Lula "não aceita ajuda humanitária" para os gaúchos. "Será que ainda não caiu a ficha de que estamos vivendo uma guerra? E por que razões se recusa apoio real, material, de um país irmão na luta pela dignidade, pela sobrevivência durante uma batalha", completou a artista.
Regina Duarte já recebeu outras advertências do Instagram por seu histórico de publicações falsas. A plataforma, inclusive, já colocou um alerta para quem tenta seguir o perfil da atriz pelas reiteradas "informações falsas" replicadas por ela.
Com informações de Splash, UOL