Adolescente morre de peste bubônica; EUA encontram esquilo contaminado

14 de julho 2020 - 12h13
Créditos:

Um adolescente de 15 anos morreu após contrair peste bubônica na Mongólia, confirmou o ministro da Saúde local nesta terça-feira, 14. Ao mesmo tempo, as autoridades americanas identificaram um esquilo contaminado com a doença no Colorado.

A peste bubônica é popularmente conhecida como peste negra que, durante a Idade Média, levou à morte um terço da população da Europa. Causada pela bactéria Yersinia pestis, a doença não é transmitida entre pessoas, mas pelo contato com pulgas infectadas, que costumam ser encontradas em roedores, como as marmotas e os ratos.

O jovem de 15 anos foi contaminado após comer carne de marmota. Ele morreu na província de Govi-Altai. No final de junho, dois casos da doença já haviam sido reportados na Mongólia, envolvendo pessoas que consumiram carne de marmota. No início de julho, as autoridades locais da Mongólia Interior, na China e que faz fronteira com a região homônima, confirmaram que um pastor também estava infectado.

Após os casos, cinco províncias da Mongólia foram colocadas em quarentena. A região está em estado de atenção para detectar e tratar novos casos.

Ao mesmo tempo em que cresce a preocupação na Ásia, as autoridades sanitárias do Colorado, nos Estados Unidos, anunciaram que um esquilo testou positivo para a bactéria. O caso aconteceu na cidade de Morrison. É a primeira vez que a doença é registrada em um animal da região.

Com informações de VEJA