AGN rebate acusações de deputado: "administração é rigorosamente profissional"

28 de Maio 2020 - 03h48
Créditos:

A Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN) divulgou uma nota em resposta as acusações feitas pelo deputado Tomba Farias (PSDB), de que havia sido implantado um "trenzinho da alegria" na instituição. Confira a nota abaixo, na íntegra.

Em Assembleia Geral de Acionistas aberta ainda no mês de março e concluída neste mês de maio, foi deliberada e aprovada a implementação, pela Agência de Fomento do Rio Grande do Norte S.A (AGN-RN), da atualização do Estatuto que rege e normatiza as atividades da instituição financeira de desenvolvimento (IFD) e promovem os princípios basilares das práticas de boa governança. 

As decisões resultantes da Assembleia respondem à exigência legal de atualização do Estatuto da AGN prevista no Decreto 26.633/2017 do Governo do Estado e a Instrução Normativa 05/2018 da Control/RN, bem como, obedece às resoluções 4557, 4588 e 4595, de 2017, do Banco Central do Brasil que tratam do risco, auditoria interna e compliance para instituições financeiras, além da Lei federal 13.303/2016 que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e subsidiárias em todo o país.

A Agência rege-se por critérios estritamente privados quanto aos seus aspectos econômicos e financeiros, é fiscalizada e auditada pelo Banco Central, além de ser submetida a auditoria interna e auditoria externa de caráter independente. Esses mecanismos asseguram a legalidade, transparência, eficiência e eficácia da gestão e da atuação de seus colaboradores, sem qualquer interferência externa.

A administração da Agência é rigorosamente profissional, com corpo diretivo constituído de profissionais de elevada qualificação, e quadro técnico especializado, cujas decisões estratégicas e as de maior impacto e risco econômico-financeiro são tomadas com base em autorizações e parâmetros legais estabelecidos. Observando esses critérios, ressalta-se que não houve e não haverá preenchimento de quaisquer cargos neste período de pandemia.

Mediante critérios da boa gestão, apenas no ano passado, a AGN-RN garantiu economia próxima a R$ 1 milhão em suas despesas a partir da reestruturação do quadro institucional e otimização dos seus processos, bem como, assegurou com recursos próprios e de fundos financeiros, aporte de mais de R$ 18 milhões na economia com operações de financiamento a milhares de empreendedores formais e informais. Destaca-se, ainda, o incentivo à formalização, democratização do acesso ao crédito bancário a diversos setores produtivos do estado e promoção do desenvolvimento econômico potiguar.

E, a partir do cenário de pandemia, a instituição adotou uma série de novas medidas, dentre as quais, a ampliação da sua capacidade financeira de apoio e suporte aos empreendedores do RN através de atuação multilateral e com parcerias diversas.

Assim, a Agência de Fomento do RN segue a sua missão de fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável potiguar, promovendo a criação de emprego e renda, estimulando a modernização das estruturas econômicas e sociais, aumentando assim, a competitividade empresarial do Estado com o apoio ao empreendedor.

Agência de Fomento do RN S.A