Alimentos que parecem saudáveis, mas não são (e boas opções para trocá-los)

25 de Março 2023 - 04h40
Créditos:

Consumir alimentos naturais é sempre o melhor caminho para a saúde e emagrecimento. Mas sabemos que isso nem sempre é possível e, às vezes, precisamos recorrer a produtos industrializados.

Nesse momento, é preciso tomar cuidado com alguns alimentos que têm fama de serem saudáveis, mas são uma cilada para a saúde e podem prejudicar a perda de peso. Veja quatro deles e o que comer no lugar.

BARRINHA DE CEREAL É um concentrado de carboidratos e açúcar, além de geralmente ter aditivos químicos e gorduras vegetais.

  • "Um mix de frutas secas e castanhas seria a melhor saída: mais nutritivo e tão prático quanto a barrinha", sugeriu a nutricionista Verônica Laino em sua coluna no VivaBem.

SOPA EM PÓ Tem excesso de sódio e alguns produtos chegam a conter mais de 30 itens em sua lista de ingredientes, sendo a maioria substâncias químicas típicas de alimentos ultraprocessados.

  • Uma sopa feita com legumes congelados e frango desfiado, por exemplo, é melhor opção.

PEITO DE PERU DEFUMADO A carne natural da ave é saudável, mas o embutido que encontramos no mercado contêm excesso de sódio e conservantes químicos relacionados ao desenvolvimento de alguns tipos de cânceres.

  • Prefira frango ou lombo desfiado e até mesmo atum em lata.

CHOCOLATE DIET Foi criado para quem deve evitar o consumo de açúcar (diabéticos, por exemplo) e possui mais gorduras do que a receita tradicional. Por isso, pode ser até mais calórico do que a versão "normal".

  • Prefira chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau e consuma, no máximo, 30 g por dia.

Com informações do UOL