Aluno da rede municipal se classifica para mundial de atletismo na Croácia

25 de Abril 2019 - 11h05
Créditos:

A terceira edição do Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, que aconteceu nos dias 12 e 13 de abril, na pista do Centro de Treinamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), classificou um estudante da Escola Municipal Santos Reis para o Campeonato Mundial Escolar de Atletismo, que acontecerá na Croácia, em maio. Hygor Gabriel Bezerra Borges disputará medalha na modalidade do salto à distância.

Além das aulas de Educação Física na E.M. Santos Reis, com a professora Gilda Galvão Brito, o adolescente também realiza o seu treinamento na UFRN, de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h, com o treinador Rogério Oliveira, através de um projeto de iniciação esportiva chamado “Vivendo, Dançando e Aprendendo a Jogar”, em parceria com a Federação Norte Riograndense de Atletismo – FNA. Este projeto proporciona, aos alunos, a prática de atividades físicas e protagonismo juvenil, por meio de parcerias com federações e entidades esportivas do estado, a fim de promover melhores condições de treinamento.

O técnico Rogério explicou que existem três fases de treinamento – base, que é o início dos treinos; específico, em que o treinamento vai intensificar; e competitivo, ao qual o atleta foca os esforços para competições – e comentou sobre a preparação do adolescente para o campeonato. “Apesar de ele ainda estar no período de base, eu vou dar uma adiantada no treinamento dele, para ele chegar bem na competição, mais rápido e mais forte. Então, eu vou passar ele logo para o período específico e depois para o competitivo. Com isso, eu espero que ele consiga se superar e, quem sabe, até bater um recorde”, adiantou.

Ao longo de sua vida como atleta, Hygor já colecionou alguns títulos, como campeão do Campeonato Interclubes Brasileiro Sub 16 no salto à distância, em 2017, campeão no salto em distância dos Jogos Escolares da Juventude, em 2018, bicampeão dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte e, neste ano, foi vice-campeão brasileiro nos 100 metros rasos. A professora Gilda, que o acompanha na unidade de ensino do município, ressaltou o desempenho do atleta nos últimos anos. “Ele vem se destacando no salto em distância e nos 100 metros rasos desde 2017, com conquistas nacionais e regionais”.

 

SAIBA

O Campeonato Mundial Escolar de Atletismo será realizado na cidade de Split, na Croácia, nos dias 13 a 19 de maio. Ao todo, 24 atletas representarão o Brasil na disputa.