Amaro Sales: "Não imagino transformar o Brasil sem começar pela educação"

20 de Janeiro 2019 - 04h54
Créditos:

O SESI-RN inaugurou sexta-feira (18), a Indústria do Conhecimento na cidade de Apodi/RN. A solenidade contou com as presenças do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, do prefeito de Apodi, Alan Silveira e diversas autoridades da região. Amaro realçou a importância da educação para o país. “Não imagino transformar o Brasil sem começar pela educação, e é por isso que o Sistema FIERN investe em projetos como este. Apodi agora conta com mais um espaço para o saber e o conhecimento”, disse.


A biblioteca leva o nome “Indústria do Conhecimento Doutora Marise Maia Holanda de Melo”, médica e educadora, in-memoriam, de amplo trabalho prestado ao município de Apodi, e esposa do vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo. Esta é a 28ª Indústria do Conhecimento aberta pelo Sistema FIERN no Rio Grande do Norte.


Em nove anos, foram investidos, na instalação dessas unidades, R$ 11 milhões. Na Indústria do Conhecimento que será inaugurada em Frutuoso Gomes, no dia 20, foram investidos R$ 400,5 mil.


As estatísticas do SESI-RN mostram que, entre 2009 e 2018, foram 1.258.380 atendimentos a trabalhadores, dependentes e comunidade na Indústria do Conhecimento, no Rio Grande do Norte. Entre janeiro a dezembro de 2018, foram 320.337 atendimentos.


Nos locais onde funciona o programa Indústria do Conhecimento são desenvolvidos projetos pedagógicos como Maleta Fantástica, Poesia a Gosto na Praça, Tarde Literária, Trabalhando as Diferenças e Alimentação Saudável. Além disso, há um acordo de cooperação entre o SESI–RN e o SEBRAE/RN para oferecer, nestas instalações, cursos à distância, palestras técnicas e oficinas.


As bibliotecas “SESI Indústria do Conhecimento” são espaços multimídia instalados em municípios ou indústrias, dispondo de materiais educativos, livros, gibis, jornais, revistas, periódicos locais e de circulação nacional, DVDteca, CDteca e Gibiteca, laboratório de informática com computadores conectados à Internet, espaço para leitura, contação de história, pesquisa e estudo, tendo como objetivo promover a inclusão digital e o acesso dos trabalhadores das indústrias e das comunidades do entorno à informação e ao conhecimento.