Americanas: quem são Beto Sicupira e Paulo Lemann, alvos de operação da PF

25 de Junho 2026 - 14h13
Créditos: Reprodução

Entre os cerca de dez alvos da segunda fase da Operação Disclosure, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (25/6), estão ex-executivos da Americanas e de instituições financeiras. Dois nomes, no entanto, chamam mais atenção: Carlos Alberto Veiga Sicupira, conhecido como Beto Sicupira, e Paulo Alberto Lemann.

Sicupira é um dos empresários mais ricos e influentes do país, cofundador da 3G Capital ao lado de Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles. O trio construiu um dos maiores grupos de investimentos do mundo, com participação em empresas como AB InBev e Burger King, além da própria Americanas. Atualmente, Sicupira ocupa a 8ª posição entre os bilionários brasileiros da Forbes, com fortuna estimada em US$ 6,9 bilhões.

Paulo Alberto Lemann, filho de Jorge Paulo Lemann, também aparece entre os citados. O pai é um dos maiores nomes do empresariado brasileiro, com patrimônio estimado em US$ 20,3 bilhões.

Ambos já integraram o conselho de administração da Americanas e tiveram participação ativa na gestão da companhia. Durante as investigações do escândalo contábil revelado em 2023, surgiram mensagens e registros de interação entre executivos e conselheiros.

Em setembro de 2024, Sicupira e Paulo Alberto deixaram oficialmente o conselho da Americanas, meses após a revelação das fraudes contábeis que abalaram a varejista.