Anvisa adia análise de recurso da Ypê após identificar 76 irregularidades em fábrica

14 de Maio 2026 - 06h50
Créditos: Reprodução

Agência Nacional de Vigilância Sanitária adiou nesta quarta-feira (13) a análise do recurso apresentado pela fabricante Ypê contra a suspensão da fabricação, venda e uso de produtos da marca. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Anvisa, Leandro Safatle, durante a abertura da 8ª Reunião Ordinária da agência.

Segundo ele, o recurso voltará à pauta na próxima sexta-feira (15).

De acordo com Leandro Safatle, uma fiscalização realizada em abril deste ano identificou 76 irregularidades na unidade da empresa localizada em Amparo, no interior de São Paulo.

A inspeção foi realizada em conjunto com o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo e a Vigilância Municipal de Amparo.

Entre os problemas apontados estão falhas nos sistemas de garantia da qualidade, produção e controle sanitário.

A Anvisa também informou que foi detectada a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa em mais de 10 lotes de produtos.

Consumidores seguem orientados a não utilizar lotes finais 1

Mesmo com o recurso da empresa, a Anvisa reforçou a recomendação para que consumidores não utilizem produtos com lotes terminados em número 1, incluídos na Resolução 1.834/2026.

“Reiteramos a recomendação de não utilização dos produtos listados na resolução e de buscar o serviço de atendimento da empresa”, afirmou Safatle.

A bactéria identificada é resistente a antibióticos e pode provocar infecções em pessoas imunocomprometidas, principalmente quadros urinários e respiratórios.

Em nota, a Ypê informou que mantém colaboração com a Anvisa na busca por uma solução definitiva para o caso.

Segundo a empresa, representantes participaram de reunião técnica com diretores da agência e apresentaram atualizações do plano de ação voltado à correção das irregularidades.

A fabricante afirmou ainda que já trabalha em 239 ações corretivas relacionadas às exigências sanitárias identificadas em inspeções realizadas entre 2024 e 2025.

Caso suspeito em Natal é acompanhado pela Saúde

Em Natal, uma criança de 10 anos precisou de atendimento de urgência na UPA Pajuçara após uma suposta intoxicação relacionada a um produto da linha Ypê.

Segundo relatos da família, a menina apresentou reação alérgica após utilizar um produto da linha Ypê Pro para lavar as mãos.

A família informou que manchas surgiram no corpo da criança e que exames teriam identificado a presença de uma bactéria no sangue da paciente.

Secretaria Municipal de Saúde de Natal informou que a criança segue em atendimento e foi inserida no sistema de regulação estadual para realização de exames complementares.

Apesar da suspeita levantada pela família, a pasta afirmou que, até o momento, não existe comprovação de relação entre o quadro clínico da menina e o produto utilizado.

Com informações de Ponta Negra News