Anvisa alerta para surto de 'superfungo'

14 de Janeiro 2022 - 03h49
Créditos:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta a respeito de um novo surto de Candida auris, mais conhecido como superfungo, em um hospital da cidade de Recife (PE).

Segundo a agência, um caso foi confirmado e outro está sob investigação. Apesar do número ser pequeno, a Anvisa confirmou se tratar de um surto.

“É importante esclarecer que, apesar de no momento haver só um caso confirmado e outro em análise no Brasil, pode-se considerar que há um surto de Candida auris porque a definição epidemiológica de surto abrange não apenas uma grande quantidade de casos de doenças contagiosas ou de ordem sanitária, mas também o surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia de um país ou até de um serviço de saúde – mesmo se for apenas um caso”, informou a agência, em nota.

O surgimento do Candida auris é tido como grave e coloca as autoridades de saúde em alerta. “Candida auris é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública”, informa a agência.

Segundo a Anvisa, os medicamentos utilizados para combater fungos são ineficazes. Além disso, ele pode causar infecção de corrente sanguínea e outras infecções invasivas, podendo levar à morte, sobretudo em casos de pacientes com comorbidades.

Identificado pela primeira vez em 2009 no canal auditivo de um paciente no Japão, o superfungo já teve casos identificados em países da Europa, Índia, África do Sul, Américas e Ásia. No Brasil, o primeiro surto foi registrado em dezembro de 2020.

Com informações de Diário Vip