Anvisa aprova uso emergencial de vacina de Oxford e da Coronavac

17 de Janeiro 2021 - 11h54
Créditos:

O diretor da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) Alex Machado Campos, terceiro a votar na análise de liberação de uso emergencial das vacinas de Oxford/AstraZeneca e da Coronavac neste domingo (17), deu parecer favorável à utilização emergencial dos imunizantes no país.

Com a decisão, as vacinas poderão ser aplicadas na população brasileira. Para a liberação do uso emergencial dos imunizantes eram necessários três votos dos cinco possíveis na diretoria da Anvisa.

Antes, Romison Rodrigues Mota e Meiruze Freitas, relatora da solicitação, já haviam dado o parecer favorável; mais dois diretores apresentarão suas análises.

A diretora da Anvisa Meiruze Freitas, relatora dos pedidos de uso emergencial das vacinas, foi a primeira a votar neste domingo, e deu parecer favorável à aprovação do uso emergencial temporário dos imunizantes.

"“Ressalvadas algumas incertezas pelo estágio das vacinas em desenvolvimento, os benefícios das duas candidatas superam os riscos e ambas atendem os critérios e eficácia e segurança", afirmou a relatora." Meiruze Freitas, diretora da Anvisa

Ainda faltam os votos de outros dois diretores. A reunião que segue em andamento.

Fonte: CNN Brasil