Ao menos 10 milhões não sabem que tem dinheiro esquecido em banco; veja como consultar

17 de Fevereiro 2022 - 08h53
Créditos:

O Banco Central informou que, até as 18h desta quarta-feira (16), 10,3 milhões de pessoas físicas e jurídicas que têm dinheiro esquecido em bancos ainda não haviam consultado o sistema do governo para checar a informação. 

Ao todo, já foram feitas 86,9 milhões de consultas em CPFs e CNPJs. Mais de 17 milhões de pessoas físicas e jurídicas já haviam encontrado saldo positivo.

Os valores a serem resgatados ainda não foram divulgados. Nessa primeira consulta, o sistema só informa se há ou não dinheiro esquecido, sem revelar quanto é a quantia. Essa informação só será divulgada em março.

Como saber se tenho valores a receber?
Para saber se você tem dinheiro esquecido em bancos, é preciso consultar o sistema do Banco Central.

Confira abaixo o passo a passo:

Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
Digite seu CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de criação da empresa para consultar se você tem valores esquecidos em bancos;
Se sim, guarde bem a data que o sistema vai te informar. É neste dia que você saberá o valor exato que tem a receber e solicitar a transferência, também pelo valoresareceber.bcb.gov.br.


Quando saberei o valor a ser resgatado?
O sistema criou um calendário para que as pessoas físicas e jurídicas possam pedir o resgate e saber o valor exato esquecido. Foram criados três períodos, definidos a partir da data de nascimento da pessoa ou de criação da empresa.

7 a 11/3 - para nascidos ou empresas abertas antes de 1968
14 a 18/3 - para nascidos ou empresas abertas entre 1968 e 1983
21 a 25/3 - para nascidos ou empresas abertas após 1983

Com informações de UOL