Após críticas, WhatsApp adia prazo para público revisar novos termos

16 de Janeiro 2021 - 08h04
Créditos:

O WhatsApp anunciou nesta sexta-feira (15) que decidiu adiar o prazo para que o público revise a sua nova política de privacidade, que gerou críticas por aparentemente facilitar o compartilhamento de dados entre o aplicativo e o seu dono, o Facebook.

"Ouvimos de muitas pessoas que há muita confusão em torno de nossa atualização recente", diz a empresa em nota compartilhada com Tilt. O prazo para revisar os novos termos mudou de 8 de fevereiro para 15 de maio de 2021.

O WhatsApp disse ainda que há muita desinformação a respeito da mudança e reforçou que o Facebook não terá acesso às mensagens e dados sigilosos de usuários após a mudança nos termos. "O que você compartilha com seus amigos e família fica entre vocês", diz a empresa.

Além disso, o WhatsApp diz que "ninguém terá sua conta suspensa ou apagada em 8 de fevereiro", em referência ao fato de que quem não concordar com os novos termos será impedido de usar o aplicativo. O que mudou, nesse sentido, foi a data máxima para as pessoas decidirem se concordam ou não com a alteração.

A mudança de postura do WhatsApp vem após uma onda de críticas e uma explosão de popularidade entre os aplicativos rivais, como Telegram e, especialmente, o Signal, recomendado por nomes influentes na tecnologia como Elon Musk (chefe da Tesla), Edward Snowden (ex-analista de dados e ativista dos direitos digitais), Jack Dorsey (chefe do Twitter) e Brian Acton, que é um dos criadores do próprio WhatsApp e hoje trabalha com o concorrente. 

Fonte: Uol