O governo federal prorrogou por mais 12 meses o prazo de validade da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPU), conhecido como “Enem dos Concursos”. A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (5) do Diário Oficial da União.
Com a medida, os cargos que não exigem curso de formação, homologados em 7 de março de 2025, passam a ter validade até 6 de março de 2027.
Já para os cargos que exigem curso de formação ou prova didática, o prazo varia conforme a data de homologação de cada resultado. Nesses casos, a validade do concurso passa a ir de abril a setembro de 2027.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a prorrogação permitirá que órgãos federais tenham mais tempo para convocar candidatos aprovados, tanto para vagas imediatas quanto para reposições e novas autorizações de provimento durante o período de validade.
Realizado em 2024, o concurso ofertou 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal e também formou cadastro reserva com mais de 13 mil candidatos classificados.
Os salários iniciais variam entre R$ 4.407,90 e R$ 22,9 mil, dependendo do cargo.


