Associação funda agroindústria e produzirá 5 mil quilos de polpa por mês no RN

03 de Abril 2019 - 03h27
Créditos:

É na zona rural de Janduís, distante 290 km de Natal, que a vida de 22 famílias começou a mudar para melhor. Na última sexta-feira (29), a Associação Comunitária de Poço da Forquilha deu o pontapé inicial do que até pouco tempo atrás era apenas um sonho: a agroindústria de polpa de fruta, com capacidade para produzir até cinco mil quilos de polpa por mês. É geração de emprego, renda e novas perspectivas no sertão potiguar.

“Muita gente não acreditava. Quebramos a cara muitas vezes. Lutamos, insistimos, mas hoje tornamos nosso sonho realidade. Nossa fábrica tem SIF e com isso nós podemos vender para qualquer estado do Brasil. Buscar novos mercados é nossa principal meta. O céu é o limite”, comemorou Silvana Hipólito, presidente da associação. Com 50% da entidade composta por mulheres, a agroindústria também vai contribuir para mudar a realidade dentro de casa: elas passarão a ter o próprio dinheiro e também mais voz e autonomia.

A matéria-prima está no quintal das casas de cada uma. São frutas como acerola, goiaba, caju, tamarindo, cajarana, entre outras. Atualmente prefeituras das redondezas, cooperativas e Conab fazem parte do rol de clientes, mas Silvana quer muito mais. “Já acertamos com as prefeituras de Apodi e Mossoró para fornecer para eles também. Os supermercados são os próximos onde iremos chegar”, anunciou em seu discurso de inauguração.

O secretário de Gestão de Projetos, Fernando Mineiro, prestigiou a solenidade e destacou a importância de se gerar emprego e renda no campo. “Estou aqui hoje porque a governadora Fátima determinou que cada secretário vá in loco ver como vive o nosso povo. E é uma satisfação estar aqui hoje e ver como essas mulheres lutaram por essa fábrica. Temos que fazer um pacto para mantê-la funcionando, que todos se unam para que essa agroindústria tenha sustentabilidade, conquiste novos mercados e mude a vida de todos ao redor. Aqui tem pessoas que fazem acontecer e nós queremos ver os frutos desse trabalho por muitos anos”, disse.

A subcoordenadora de Economia Solidária da Sethas, Lidiane Freire, lembrou o quanto foi desafiador concretizar a fábrica e que será mais ainda mantê-la funcionando. “Hoje é um dia de festa, mas também de compromisso. Que todos os parceiros que estão aqui continuem de mãos dadas, porque juntos é mais fácil de fazer dar certo. Vocês precisam fortalecer as parcerias para que a experiência seja duradoura e gere frutos para Janduís e todo o território do Sertão do Apodi”, destacou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Raimundo Canuto, frisou que a agroindústria é uma conquista que vai agregar valor aos produtos da agricultura familiar de toda a região. “Que a agricultura familiar seja cada vez mais vista e para isso a luta tem que ser intensiva com a união de todos”, registrou.

A fábrica de polpa de fruta de Poço da Forquilha se concretizou através do Edital de Economia Solidária do Governo do Estado, lançado via Governo Cidadão, Sethas e Banco Mundial. Os investimentos somaram R$ 249 mil e incluíram a construção da mini fábrica e equipamentos como despolpadeira, câmara fria e uma empacotadeira. A associação escolheu o nome “Sabores da Forquilha” para estampar seu produto.

Participaram da solenidade de inauguração o secretário Fernando Mineiro, gerente executiva do projeto Governo Cidadão, Ana Guedes, deputado estadual Souza Neto (PHS), presidente do CMDS de Janduís, Wygna Brito, presidente do Sintraf local Raimundo Canuto, coordenadores de Economia Solidária da Sethas, vereadores, secretários municipais, representantes da Emater e Conab e equipe técnica do Governo Cidadão.