Atirador mata pelo menos 14 em universidade e é morto em seguida

21 de Dezembro 2023 - 14h37
Créditos: Reprodução Twitter

Um tiroteio na Charles University, em Praga, na República Tcheca, deixou mortos e feridos nesta quinta-feira (21), disse a polícia.

Há pelo menos 15 mortos e 24 feridos. Entre eles, há nove pessoas em estado grave e seis com ferimentos moderados. A informação foi divulgada pela emissora Ceská Televize com base nos serviços de emergência tchecos.

O atirador, que é aluno da universidade, foi morto pela polícia. Ele teria frequentado prédios de ciências humanas, como o Instituto de História Mundial. O homem não foi identificado, mas jornais tchecos dizem que ele tinha 24 anos.

O primeiro-ministro da República Tcheca, Petr Fiala, disse que as autoridades já asseguraram a segurança da região e não identificaram possíveis novas ameaças. O campus fica em uma região central de Praga, na Praça Jan Palach. Mesmo assim, a área continua bloqueada.

Vítimas foram atingidas no prédio de Filosofia. Um e-mail enviado pela universidade aos estudantes pediam para que eles ficassem quietos em sala de aula, apontou a agência Reuters.

Alunos fizeram barricadas e se esconderam no parapeito e no telhado do prédio. Estudantes barricados dentro da faculdade disseram ter visto cair uma jovem que queria fugir ao passar pela varanda, noticiou o jornal Lidové Noviny.

Há estrangeiros entre os óbitos confirmados. A Charles University tem alto nível de internacionalização e é uma das principais faculdades tchecas. Os nomes das vítimas, porém, não foram divulgados, ressaltou a emissora Ceská Televize.

Com informações de UOL