Balão espião chinês sobrevoa a América Latina; entenda

04 de Fevereiro 2023 - 12h36
Créditos:

O porta-voz do Pentágono, Pat Ryder, anunciou neste sábado, 4, que um balão espião chinês foi detectado sobrevoando a América Latina. O anúncio foi feito um dia após o secretário de Estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken, dizer que um balão espião chinês estaria “violando a soberania americana e a lei internacional“.

O primeiro balão foi avistado acima de uma base de lançamento de mísseis balísticos intercontinentais no estado americano de Montana.

O ex-presidente americano Donald Trump, na rede social Truth Social, pediu para que o balão fosse abatido. A proposta é de difícil execução. O balão voa a uma altura muito alta, é movido por gás hélio, produz pouco calor e deixa uma impressão fraca nos radares. Em 1998, um caça canadense disparou mais de mil tiros em um objeto desse tipo, sem sucesso.

“Além disso, derrubar o balão não seria aconselhável do ponto de vista da segurança. O equipamento tem uma carga útil de 400 quilos, que ninguém sabe onde cairia“, diz o coronel da reserva Paulo Filho, especialista em assuntos de defesa e estratégia.

Com informações do O Antagonista