Banda avisa, e público finge seguir protocolos quando fiscais chegam a bar em SC

18 de Abril 2021 - 03h50
Créditos:

A prefeitura de Florianópolis informou neste sábado (17) que vai interditar um bar suspeito de descumprir as normas sanitárias contra a covid-19 e tentar enganar a fiscalização na noite de sexta-feira (16). O processo se baseia em um vídeo que flagra um músico dentro do local orientando os clientes a colocar a máscara e sentar antes da chegada de fiscais.

As gravações divulgadas na web mostram a apresentação de uma banda e pessoas dançando aglomeradas e sem usar máscara. Em determinado instante, um dos homens no palco avisa que todos devem retornar para as mesas porque fiscais estariam chegando. "'Pessoal, todo mundo sentadinho, todo mundo sentadinho com a máscara, vai", afirma.

A banda é substituída por música ambiente e os clientes retornam para as mesas. Outro vídeo mostra a Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) no local encontrando o  funcionamento do estabelecimento de maneira regular.

O subcomandante da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), Ricardo Pastrana, confirmou que a fiscalização foi ao local aproximadamente às 20h30 e não encontrou irregularidades. A suspeita é de que a festa sem distanciamento e sem máscara tenha sido retomada depois que os fiscais deixaram o bar.

"O vídeo mostra bem como foi. Eles simularam um cenário antes da fiscalização chegar", disse Pastrana.

O estabelecimento foi notificado oficialmente neste sábado (17).

A procuradoria do município disse em nota que considera o ocorrido um "deboche e uma afronta à fiscalização". Além da interdição por 15 dias, o proprietário receberá uma multa, De acordo com o decreto estadual vigente, é permitido somente apresentações individuais e sem aglomeração.

Também por meio de nota, o Lontra Bar disse que as imagens foram gravadas ao fim da noite, "quando as pessoas já não respeitavam mais as medidas de distanciamento". A casa informou ainda que segue as determinações, diminuiu o público e mantém as mesas afastadas.

"A fiscalização está sendo respeitada, tentamos fazer a nossa parte e contamos com a colaboração dos nossos clientes, que são maiores de idade e responsáveis também pelos seus atos", informou.

Fonte: G1