Beber água de forma errada é prejudicial a saúde; veja o que não deve ser feito

21 de Janeiro 2022 - 12h40
Créditos:

A água é muito importante para saúde, mas, o consumo errado do líquido pode gerar danos à saúde. Além de nos hidratar, ajuda a transportar oxigênio e absorver nutrientes, mantendo a melhora do funcionamento de órgãos e articulações.

No entanto, é necessário saber consumi-lo do jeito certo. Do contrário, em vez de benefícios, podem aparecer problemas no organismo. A seguir, uma lista médica completa do que é preciso ter atenção.

O que causa beber água extremamente gelada?

Pode ser refrescante tomá-la sob mais de 30C, mas, se o corpo estiver superquente, há risco de choque térmico no sistema digestivo, que é sentido com espasmos dolorosos no esôfago e paragem momentânea do funcionamento do estômago. Então caso você chegue em casa vindo de algum lugar com uma temperatura do corpo elevado, será necessário esperar por alguns minutos que o corpo fique numa temperatura menor para poder tomar a água gelada.

Beber água mal armazenada faz mal? 

Água mantida em garrafas já abertas, levadas à boca e esquecidas por mais de três horas dentro de carro ou mesa do trabalho, não é segura. Há risco de contaminação por bactérias e crescimento de algas e fungos quando exposta a calor e luz solar.

Pode-se beber água diretamente de rios? 

É tentador se deparar com uma cachoeira ou riacho no meio de uma trilha na mata, mas, embora essa água possa parecer muito limpa e até cristalina, não é recomendável bebê-la. O motivo? Como não é tratada, você pode se contaminar por dejetos, substâncias químicas, microrganismos e sofrer desde vômitos e diarreias a outras complicações mais sérias, como hepatite, febre tifoide e infecções por vermes que afetam músculos, cérebro e outros tecidos.

Beber muita água de uma só vez, é prejudicial? 

Hidrate-se, mas não precisa ser de cinco em cinco minutos ou com um único e longo gole de água. Tomar mais que 1 litro por hora pode sobrecarregar os rins, causar distensão abdominal e até hiponatremia, uma intoxicação hídrica caracterizada por dor de cabeça, enjoo e câimbras. Ela ocorre quando os eletrólitos e o sódio presente no sangue se diluem e ficam abaixo do nível ideal. Se ocorrer durante treinos, com a perda de suor, pode gerar convulsões e matar.

Ingerir água enquanto come, afeta à saúde?

Misturar as refeições com água - o que também vale para suco, refrigerante e álcool - não é saudável. A começar pela boca, durante a mastigação, esse hábito prejudica a trituração da comida e facilita engasgos. No estômago, o líquido atrapalha a digestão (causa azia, inchaços e flatulência), como a absorção de vitaminas e minerais e a sensação de saciedade. E, ao "enganar" o estômago, o consumo de alimentos aumenta e o ganho de peso também.

Beber pouca água com comprimido, é arriscado? 

Para fazer o remédio descer até o estômago e, em alguns casos, não grudar, se dissolver e "queimar" as mucosas da faringe e do esôfago, nada de beber só um golinho. Tome junto cerca de 200 ml de água, o que dá um copo cheio. Mas não precisa virá-lo goela abaixo, beba aos pouquinhos e, de preferência, em pé. E nada de ingerir água com conteúdo dissolvido de cápsulas ou pílulas trituradas. Ajuda na deglutição, mas pode fazer mal e afetar a absorção.

Fonte: UOL