BNB propõe ao Governo do RN agenda de investimentos em setores da economia

09 de Fevereiro 2019 - 04h48
Créditos:

Propor temas para construir uma agenda setorial de parcerias de investimentos em diversas áreas do Estado que visem a promoção do desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Norte. Foi com esse objetivo que o Governo do RN e o Banco do Nordeste (BNB) estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (8) na Governadoria.

A reunião, proposta pelos dirigentes do banco, contou com uma ampla apresentação sobre as ações da instituição e a política de desenvolvimento territorial que o banco adota, incluindo os resultados de 2018 e as perspectivas para 2019. Hoje, o BNB representa 10% da rede bancária do RN, com 21 agências, e ações que abrangem todos os municípios potiguares, através de recursos do FDNE - Fundo de Desenvolvimento do Nordeste -, aportando quase 77% do crédito rural e sendo o banco líder na concessão de crédito a logo prazo concedido no RN.

“O que nos une aqui é o propósito de trabalharmos juntos, não só para dar continuidade como também para expandirmos essas parcerias. Quero reafirmar, em nome do Governo, toda admiração e respeito que temos pelo trabalho que o BNB desempenha no contexto do desenvolvimento da região Nordeste”, disse a governadora Fátima Bezerra ao  afirmar seu o apoio e defesa ao fortalecimento do banco que desempenha um papel de grande fomento ao setor agropecuário, da agricultura familiar, indústria, energia e turismo.

Ela também propôs a união do Sebrae para busca de parcerias de promoção do artesanato potiguar. “O BNB e o Sebrae são duas instituições que tem muito a contribuir em parcerias com o Estado e vamos buscar construir uma agenda diversificada, mas que traga, sobretudo, a inovação e valorização do nosso artesanato”, defendeu a governadora.

De acordo com o secretariado e dirigentes, o diálogo será reforçado em reuniões sistemáticas e setoriais com o governo, incluindo os temas de agropecuária, infraestrutura (energia e saneamento), indústria, comércio e serviços, inovação, microcrédito e um grande grupo que inclua o turismo, artesanato e cultura.

Para o superintendente estadual do BNB, Fabrízzio Leite Feitosa, a reunião foi proveitosa por já resultar em um plano de ações a serem desmembradas. “Vejo um oceano de possibilidades. Conversamos e traçamos uma agenda que será cumprida a partir dessa união de ideias e esforços que propomos hoje”, disse.

Também participaram da reunião o vice-governador Antenor Roberto, o senador Jean-Paul Prates, o gerente executivo de negócios do BNB/RN Vansueldo Maia Fernandes, o gerente executivo de desenvolvimento territorial do BNB/RN Agnelo Peixoto Neto, o assessor de comunicação do BNB/RN Marcos Bezerra, e os secretários de Estado, Aldemir Freire (Seplan), Carlos Eduardo Xavier (SET), Guilherme Saldanha (Sape), Jaime Calado (Sedec).