Bolsonaro agradece Boulos por citar aumento de renda em seu governo

20 de Janeiro 2024 - 04h36
Créditos: Sergio Lima/Poder 360


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) agradeceu ao deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) na quinta-feira (18) pelo que chamou de “sinceridade de expor que a distribuição de renda avançou” durante o seu governo. O comentário do ex-chefe do Executivo, entretanto, é impreciso.

Boulos, pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, mencionou crescimento de 33% na distribuição de renda apresentado por uma nota técnica do economista Sérgio Gobetti e publicada pelo Observatório de Política Fiscal do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas).

Os resultados apresentados são nominais –sem considerar a inflação. Ajustado, o crescimento da distribuição se deu pouco acima do indicador. Ou seja, em termos reais, a discrepância entre pobres e ricos seria ainda maior.

“A renda do 0,01% mais rico (apenas 15.000 pessoas) no Brasil disparou 96% entre 2017 e 2022. Já a renda da maioria (95%) da população subiu apenas 33%”, afirmou Boulos em seu perfil no X (ex-Twitter).

A publicação foi apagada pelo psolista. Bolsonaro ironizou: “Mesmo que não tenha sido sua intenção e tenha apagado a postagem logo em seguida“.

Em seu perfil no X, o autor do estudo respondeu à publicação feita por Bolsonaro. Explicou que o “aumento real da renda dos mais ricos, em termos reais, foi até 25 vezes maior do que dos brasileiros mais pobres”, o que significa uma “piora da desigualdade”.

Com informações de Poder 360

Leia mais: