Bolsonaro diz que Lula quer soltar jovens presos como presidente eleito da Colômbia

21 de Junho 2022 - 03h38
Créditos:

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou na noite desta segunda-feira (20) o presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, por sugerir a redução da população carcerária do país com a soltura de jovens detentos. Em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que a medida será copiada no Brasil caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja eleito em outubro. 

“Vocês viram o discurso de hoje do novo presidente da Colômbia? [Ele disse que vai] Soltar todos os meninos presos, todos. O Lula vai soltar os menininhos que mataram alguém por um celular para tomar uma cerveja”, afirmou.

A declaração de Petro no domingo (19) foi alvo de ataques da base bolsonarista nas redes sociais, que compararam o ex-guerrilheiro à figura do petista. O candidato do Pacto Histórico venceu o 2º turno das eleições presidenciais da Colômbia com 50,44% dos votos, contra 47,31% do direitista Rodolfo Hernández, conhecido no país como “Trump colombiano”. O governo brasileiro ainda não reconheceu publicamente a vitória.

No discurso feito depois da divulgação dos resultados oficiais, Petro mencionou o passado de conflitos no país e pediu a soltura dos jovens ao procurador-geral colombiano Francisco Barbosa. “Quanta gente morreu, quanta gente está presa hoje, quantos jovens algemados, tratados como bandidos só porque tinham esperança, só porque tinham amor. Peço ao procurador-geral da nação que liberte a nossa juventude”, disse o esquerdista.

Com informações de Poder 360