“Me prendam”, desafia Bolsonaro em live: “Vou morrer na cadeia”

16 de Maio 2025 - 15h06
Créditos: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (16/5), em live para a rádio Auri Verde Brasil, que não pretende deixar o Brasil e que está preparado para ser preso. Segundo ele, por já ter 70 anos e ter passado por uma cirurgia complicada, acredita que “vai morrer na cadeia” e que isso “não vai demorar”.

A declaração foi feita em referência ao processo no qual é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de liderar uma tentativa de golpe contra a vitória de Lula (PT) em 2022. “Eu, com 40 anos de cadeia no lombo, não tenho recurso para lugar nenhum, eu vou morrer na cadeia”, disse. Em outro trecho, afirmou: “Não vou sair do Brasil. Me prendam. […] Estou com 70 [anos], quase morri na última cirurgia, vou morrer e não vai demorar”.

Bolsonaro responde pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. A pena pode ultrapassar 40 anos de prisão.

Na mesma entrevista, ele ironizou a acusação, dizendo que estava nos EUA durante os atos de 8 de janeiro: “Qual crime? Crime impossível, golpe da Disney. Junto com o Pateta, com a Minnie e com o Pato Donald, que eu estava lá em Orlando, programou esse golpe aí”.

Os ministros do STF Cristiano Zanin e Flávio Dino, no entanto, já destacaram que a presença física em 8 de janeiro não é necessária para configurar responsabilidade, caso tenha havido contribuição para o episódio.