
O presidente Jair Bolsonaro alertou nesta quinta-feira (07), durante conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, que o Brasil vai ter um “problema pior do que o dos Estados Unidos” caso o país não adotar o voto impresso nas eleições de 2022.
“Se nós não tivermos o voto impresso em 22, uma maneira de auditar o voto, nós vamos ter problema pior do que o dos Estados Unidos”, disse Bolsonaro.
Antes disso, o presidente já tinha dito, na mesma conversa com apoiadores, que a causa de toda a crise pós-eleições americanas foi a “falta de confiança no voto”.
“Lá o pessoal votou e potencializaram o voto pelos correios por causa da tal da pandemia e houve gente lá que votou três, quatro vezes, mortos votaram, foi uma festa lá, ninguém pode negar isso daí”, explicou o presidente. “Aqui no Brasil, se tivermos o voto eletrônico em 22 vai ser a mesma coisa”, acrescentou.
Nos Estados Unidos, manifestantes pró-Trump invadiram o Capitólio, sede do Parlamento americano, na tarde desta quarta-feira (6). O tumulto interrompeu o processo de certificação das eleições presidenciais. A ratificação da vitória de Joe Biden ocorreu por volta das 3h40 (5h40, no horário de Brasília). Biden teve 306 votos confirmados contra 232 para o atual presidente do país, Donald Trump.
O protesto interrompeu os trabalhos dos congressistas durante várias horas, e o confronto entre manifestantes e policiais deixou pelo menos quatro pessoas mortas e mais de 50 detidas. Após a certificação pelo Congresso, Trump prometeu uma "transição ordeira".
Assista ao trecho da fala de Bolsonaro: