Câmara de Parnamirim vai debater autismo e síndrome de down nesta sexta

11 de Abril 2019 - 11h53
Créditos:

Acontece nesta sexta-feira(12), na Câmara de Vereadores de Parnamirim, às 9 horas da manhã, uma audiência pública para debater as políticas públicas para os portadores de síndrome de down e portadores de autismo. A iniciativa é da Vereadora Kátia Pires(PTC).
 

"Nós precisamos de leis, mas acima de qualquer regulamento, nós precisamos de muito amor e dedicação. Essas duas temáticas são de extrema importância para sociedade. O autismo tem tido um crescimento muito grande no Brasil e no nosso RN também. Queremos discutir políticas públicas para dar o suporte necessário", disse Kátia.

 

Serão convidados diversos segmentos que lidam com a causa dos portadores da síndrome de down e do autista, como a secretaria de educação, de saúde, conselho tutelar, ongs, mães e pais de autistas.

Dentre as síndromes genéticas, a Síndrome de Down é a de maior incidência: 91%. No Brasil, estima-se que, entre crianças, adolescentes e adultos, exista uma população de portadores da Síndrome de Down que esteja perto de 300 mil pessoas. Já os portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) estima-se que há setenta milhões em todo o mundo. No Brasil mais de dois milhões de pessoas já foram diagnosticadas, que é mais incidente em crianças, na proporção de quatro meninos para uma menina, independentemente da condição socioeconômica, localização geográfica ou etnia.