Câmara Municipal de Natal rejeita bolsa para transexuais e travestis

08 de Maio 2019 - 15h44
Créditos:

A Câmara Municipal de Natal rejeitou na tarde desta quarta-feira (08) a criação de uma bolsa financeira para transexuais e travestis. A proposta foi apresentada dentro do projeto Transcidadania, de autoria da ex-vereadora Natália Bonavides (PT) - atual deputada federal - e subscrito pela vereadora Divaneide Basílio (PT). Além da polêmica bolsa, a matéria estabelecia uma série de ações voltadas para a inclusão social dos travestis e transexuais.

A votação da matéria motivou muitos debates na Câmara e a análise do projeto se prolongou durante praticamente toda a tarde. A vereadora Divaneide aceitou retirar da matéria o item que estabelecia a criação de uma bolsa para os transexuais e travestis, mesmo assim a proposta foi rejeitada na íntegra. O projeto, já sem a inclusão da bolsa, recebeu apenas 9 votos favoráveis e 10 votos contrários. 

O vereador Cícero Martins (PSL), que foi contrário ao Projeto, comemorou a não aprovação e sobre a votação no plenário. “Pela primeira vez na Câmara a gente começou uma linha ideológica transparente. Aqui não se tratou de desrespeito aos homossexuais e se tratou sim em direitos iguais, tanto para as pessoas pobres, deficientes, moradores de rua, o público LBGT. A democracia prevaleceu e assim que funciona. Acredito que a cidade de Natal ganha com a votação de hoje”, disse Cícero.

Defensor do Projeto, o vereador Maurício Gurgel (PSOL), ressaltou no seu discurso a importância da discussão apresentada na casa e criticou a situação em que vive as pessoas trans. “Eu acho um avanço essa discussão na nossa cidade e aqui temos os dois lados, fazendo um debate. Temos que pensar nas dificuldades que a pessoas trans enfrentam na sociedade. A expectativa de vida do brasileiro hoje é de 76 anos, do transexual 36 anos. Com o projeto iremos garantir a qualificação profissional, capacitação e combate ao preconceito, afinal vivemos em uma sociedade plural”, afirmou Maurício.

Saiba mais: Câmara Municipal vota hoje projeto que cria bolsa para travestis e transexuais