Ceará-Mirim poderá ganhar sua Casa de Cultura

12 de Março 2019 - 03h48
Créditos:

O equipamento de cultura é um sonho antigo da comunidade artística de Ceará-Mirim, que há anos luta por um espaço onde os jovens possam ter acesso ao lazer e realizar atividades culturais fora das ruas.

Vendo essa necessidade e preocupado com o futuro da cultura cearamirinense, o vereador Marcos Farias-PHS, pediu a colaboração do deputado estadual Souza-PHS, no sentido de que o parlamentar pudesse viabilizar, por meio de requerimento ao Governo do Estado, a construção da Casa da Cultura no município de Ceará-Mirim, no que foi prontamente atendido pelo deputado.

O requerimento, com esse objetivo, foi aprovado no Plenário da Assembleia Legislativa, no último dia 27 de fevereiro passado.

A Casa de Cultura tem por finalidade incentivar, administrar e organizar atividades culturais no município e promover a defesa do seu patrimônio histórico, artístico, paisagismo e cultural.

“Diante do contexto histórico do município de Ceará-Mirim, constata-se que é a cidade mais antiga no Rio Grande do Norte, sendo esta considerada o berço da história da aristocracia canavieira”, justifica o parlamentar.

O deputado Souza destaca também que a cidade de Ceará-Mirim possui os quatro autos que retratam a cultura popular: Boi de Reis, Pastoril, Caboclinhos, Congos de Guerra, e as danças afrodescendentes.

Frise-se ainda o paisagístico arquitetônico com os mais variáveis estilos artísticos, que surgiram durante o período do Brasil Império.

“Vale salientar que a cidade de Ceará-Mirim tem sua representatividade no meio literário, onde se pode destacar a saudosa Madalena Antunes, primeira escritora do Rio Grande do Norte a escrever o livro Memórias Femininas. Diante dessa realidade e em respeito à sua história, faz jus por conseguinte a solicitação”, finaliza o deputado Souza.