Chás 'seca barriga' funcionam? Confira o que dizem os especialistas, os riscos e quais tomar

25 de Fevereiro 2022 - 06h38
Créditos:

Provavelmente, você já deve ter visto uma série de propagandas de chás que oferecem a promessa de emagrecimento ou mesmo posts de influenciadoras fitness que afirmam consumir esse tipo de bebida para ter a barriga dos sonhos. São os tais chás "seca barriga".

Geralmente, são fórmulas que mesclam sete ou mais ervas, vendidas com um preço bem mais alto do que aqueles chás comuns do dia a dia. Até que valeria o investimento se o resultado realmente fosse efetivo no combate aos quilinhos extras, mas, na prática, não é bem assim.

Alguns chás até são capazes de dar uma pequena ajuda na redução de medidas, pois têm efeito diurético, eliminando o excesso de líquido acumulado, ação antioxidante, reduzindo inflamações do corpo que prejudicam a perda de peso, e capacidade de acelerar o metabolismo por algumas horas e quebrar as células de gordura, por exemplo. No entanto, eles não fazem milagres.

Chá "seca barriga": faltam estudos que comprovem

Segundo uma revisão de estudos sobre termogênicos publicada no periódico International Journal of Obesity, substâncias como a cafeína (comum no chá-mate e chá preto) e as catequinas (presentes no chá verde) agem de maneira limitada no processo de perda de peso, elevando o gasto energético em até 5% —um percentual baixo para realmente fazer diferença na balança.

"Portanto, dieta e exercício são realmente imprescindíveis para gerar o déficit calórico necessário para o emagrecimento e a redução da gordura abdominal", aponta Maria Fernanda Barca, doutora em endocrinologia pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) e da SEE (Sociedade Europeia de Endocrinologia).

Fora que ainda não há estudos que comprovem que essas combinações realmente oferecerem resultados. "Seria preciso realizar pesquisas para verificar se essas misturas de ervas seriam capazes de contribuir para o emagrecimento e quais seriam as proporções de cada planta para isso", pontua Vanderli Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta, fundadora da APFIT (Associação Paulista de Fitoterapia).

Perigos dos chás "seca barriga"

A procedência dessas plantas, a forma como são usadas (íntegras ou processadas) e a quantidade a ser consumida também deveriam ser levadas em conta em estudos futuros. Não apenas para identificar possíveis resultados, mas inclusive para efeito de segurança, segundo Neiva Souza, nutricionista na VP Centro de Nutrição Funcional e docente de pós-graduação dos cursos nutrição clínica funcional e fitoterapia funcional pela VP e pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

A maior parte dessas ervas é vendida sem nenhum tipo de restrição, ainda que tenham contraindicações.

"Pacientes hipertensos, por exemplo, podem ter a ação de seus medicamentos potencializada com alguns chás, gerando efeitos indesejados. Também podem ser contraindicadas a pacientes oncológicos ou que tenham problemas renais e hepáticos, uma vez que podem sobrecarregar esses órgãos. Assim como as gestantes não devem consumir nenhum tipo de chá durante os nove meses", alerta Souza.

Fora que o uso indiscriminado de chás pode gerar problemas de saúde. Daí a importância de buscar orientação e acompanhamento de um médico ou nutricionista para orientar as quantidades seguras para o seu consumo.

Chás que atuam indiretamente na perda de peso

Se, ainda assim, você prefere ter os chás como aliados, confira algumas ervas que dão aquela pequena parcela de ajuda na operação seca barriga. Apenas lembre-se de não exagerar na dose para não ter efeitos colaterais indesejados.

A principal substância dessa erva é a cafeína, que atua no sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta e, consequentemente, a sensação de energia. Estudos mostram que a substância potencializa a contração muscular e aumenta a tolerância ao esforço físico intenso, adiando o cansaço e contribuindo para o atleta permanecer na atividade por mais tempo. Como consequência a um maior esforço, a pessoa queima mais calorias durante as atividades físicas.

"O chá-mate também possui xantinas, composto químico que oferece ação lipolítica, ou seja, aumenta a queima de gordura, além de reduzir a formação de novas células de gordura", explica Marchiori.

Como usar: prepare o chá usando duas colheres (sopa) para um litro. "Aliás, essa quantidade é a recomendação máxima de consumo. Mais do que isso pode aumentar os níveis de ansiedade, já que são substâncias estimulantes", alerta Marchiori

Chá verde, chá amarelo, chá branco, chá vermelho e chá preto

Todos são preparados com a mesma planta, a Camellia sinensis, que carrega cafeína, catequinas —compostos antioxidantes que melhoram a inflamação do organismo e o funcionamento das mitocôndrias, responsáveis por gerar energia— e também xantinas.

Mas esses chás só contribuem para acelerar o metabolismo —e consequentemente na perda de peso— se forem associados a uma dieta alimentar e a exercícios físicos regulares, conforme mostra o estudo publicado no periódico International Journal of Nutrology. Outras análises também apontam que o chá dessa planta aumenta a diurese em 30%.

Como usar: consulte um médico ou nutricionista para saber a quantidade ideal para você. "Mas, em geral, não se deve ultrapassar um litro por dia por ser estimulante", fala Marchiori.

Chá de gengibre

Essa raiz possui o gingerol e o shogaol, substâncias com potente ação antioxidante e anti-inflamatória que atuam na desintoxicação, melhorando o funcionamento do organismo e ajudando a acelerar o metabolismo e a combater a retenção de líquidos.

Como usar: o chá deve ser preparado com a raiz fresca de gengibre. "Use três centímetros (cerca de 10 g) da raiz fresca picada e ferva em água por 8 a 10 minutos", ensina Marchiori.

Chá de cavalinha

Conhecida no meio científico como Equisetum arvense L., contém flavonoides que conferem importante ação diurética e anti-inflamatória, por isso é ótima para quem sofre com retenção de líquidos.

Como usar: de acordo com análises, o tempo recomendado para o consumo do chá de cavalinha é de duas a quatro semanas, uma vez que pode diminuir a concentração de potássio no organismo, prejudicando pessoas com insuficiência renal crônica. Já a quantidade diária deve ser definida por um médico ou nutricionista.

Prepare o chá usando duas colheres (sopa) da planta para um litro de água.

Chá de hibisco

Além de estimular a eliminação de líquidos, o chá de hibisco (Hibiscus sabdariffa) é rico em proantocianinas, fitoquímicos de ação anti-inflamatória e que também agem na redução de gordura corporal total e central. "Um estudo recente mostra que o chá de hibisco age evitando a formação de novas células de gordura e atua na quebra daquelas que já existentes", explica Marchiori.

Como usar: em um litro d'água, coloque duas colheres (sopa) da flor de Hibiscus sabdariffa. Consuma conforme orientação do médico ou nutricionista.

Chá de casca de laranja-amarga

A casca da laranja-amarga (Citrus aurantium L.) possui a sinefrina, substância que aumenta a lipólise, ou seja, a quebra de gordura. Não deve ser utilizado por pessoas que têm problemas cardíacos.

Como usar: corte a laranja em quatro partes e deixe ferver com a casca por 5 a 10 minutos. Consuma até 500 ml por dia.

Fonte: Uol