Chia: entenda como o consumo da semente auxilia no emagrecimento

16 de Maio 2025 - 10h51
Créditos: Getty images

A chia é muito conhecida e utilizada na rotina alimentar daqueles que buscam o emagrecimento. Isso porque a semente traz diversos benefícios à saúde, além de auxiliar na saciedade do organismo e na regulação intestinal.

Um fator importante de diferenciação deste alimento é sua rápida capacidade de absorção de água. A semente adquire uma consistência gelatinosa que expande o estômago, diminuindo a incidência de fome entre as principais refeições.

Mas você sabe quais nutrientes a semente conserva e como consumi-la? A nutróloga Fernanda Cortez explicou sobre as propriedades da chia e trazemos dicas de combinações que vão auxiliar na hora de inseri-la na alimentação. Confira a seguir!

A chia como aliada no processo de perda de peso
Segundo Cortez, a chia possui uma variedade de nutrientes como fibras, proteínas, cálcio, fósforo, zinco e o ômega-3. “Essa gama de componentes faz com que a semente seja conhecida como um superalimento”, esclarece a especialista.

Por ser uma opção versátil, que atua como complemento nutricional, o consumo da chia é bastante popular. Dentre as principais combinações com a chia, destacam-se as frutas, iogurtes, sucos, vitaminas, pães e bolos.

Refeições como o café da manhã, o lanche da tarde e a ceia são as mais indicadas para o consumo do alimento de quem busca o emagrecimento.

Propriedades da chia
A semente também atua como antioxidante, evitando o envelhecimento precoce da pele. “Os antioxidantes ajudam a prevenir diversas doenças, como hipertensão, artrite, obesidade e até mesmo enfermidades degenerativas como Parkinson e Alzheimer e alguns tipos de câncer”, comenta Fernanda. 

Além disso, a chia auxilia no controle da diabetes, já que evita o rápido aumento da glicemia no corpo. Dessa forma, é possível ter um maior controle da quantidade de açúcar no organismo.

Hábitos ajudam a adotar um estilo de vida saudável
Ainda que possua muitos benefícios à saúde, a chia precisa da adoção de outros hábitos para surtir efeito. A prática regular de exercícios físicos, uma rotina de sono adequada e uma alimentação que explore os grupos alimentares com equilíbrio também são medidas essenciais para o emagrecimento. 

Devido a sua textura em gel, também é importante se manter hidratado e balancear o consumo de água ao longo do dia. O consumo diário recomendado é o equivalente a duas colheres de sopa, distribuídas dentre as refeições. 

O mais indicado para quem quer perder peso é um acompanhamento nutricional profissional para que os alimentos e quantidades sejam escolhidos e calculados levando em consideração as condições físicas de cada indivíduo. 

Fonte: Metrópoles