Cinco sinais (além do cansaço) que o corpo dá para indicar que é anemia

06 de Maio 2022 - 10h06
Créditos:

Estima-se que a anemia, uma doença resultante da diminuição de glóbulos vermelhos no sangue, que deixam de ser capazes de distribuir oxigênio ao organismo de forma eficaz, afeta aproximadamente um quarto da população mundial, segundo a rede portuguesa de hospitais CUF. 

"A anemia é muito subdiagnosticada", explica o hematologista Aaron Goodman, em entrevista ao portal Insider. Nas fases iniciais, chega a passar despercebida. Em alguns casos, a anemia é confundida com fadiga. Porém, se a doença evoluir sem tratamento, pode agravar outros problemas de saúde, como a insuficiência cardíaca, por exigir um esforço acrescido ao coração.

Já nas fases mais avançadas, estes são, segundo o portal Metrópoles, alguns dos sintomas associados à doença, além do cansaço extremo:

1- Palidez, sobretudo na conjuntiva, uma membrana muito fina e transparente, que reveste a superfície da córnea e a parte interior das pálpebras;

2- Vontade de mastigar gelo. Não existe, contudo, uma explicação concreta para este 'fenômeno'.

3- Unhas quebradiças;

4- Feridas na boca podem estar relacionadas à anemia por deficiência de vitamina B12. A anemia por deficiência de ferro também pode causar feridas na boca.

5- Língua inchada, vermelha e lisa. 

A falta de ferro, doenças crônicas ou intestinais, atividade física intensa e hereditariedade são alguns dos fatores que podem favorecer o aparecimento da doença. A prevenção de uma anemia é relativamente difícil, porque com frequência é causada por inúmeros fatores.

Já para combater a anemia deve adotar uma dieta rica em ferro, corrigir as insuficiências vitamínicas, aumentar o consumo de vitamina C e, por exemplo,  evitar a cafeína.

Com informações do Diario VIP e Noticias ao Minuto