Com atraso de insumos, envase da CoronaVac está parado no Butantan

08 de Abril 2021 - 03h37
Créditos:

Com o atraso dos insumos que deveriam chegar da China nesta semana, o envase da CoronaVac está temporariamente parado no Instituto Butantan, em São Paulo. Segundo o órgão, isso faz parte da cadeia produtiva da vacina e não deverá atrapalhar o cronograma de entrega das doses ao PNI (Plano Nacional de Vacinação).

Atualmente, a CoronaVac é produzida no Butantan com insumos da chinesa Sinovac e ainda depende do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) importado para manter sua produção. Por meio de nota, o instituto confirmou que todas as doses com a matéria-prima já recebida já foram envasadas, mas diz que a produção não parou porque as doses "estão no processo de inspeção de qualidade". Os insumos, que deveriam chegar nesta semana, atrasaram para a semana que vem.

"Neste momento, cerca de 2,5 milhões de vacinas encontram-se em processo de inspeção de controle de qualidade — parte integrante do processo produtivo — para serem entregues na semana que vem ao PNI", diz o órgão.

A última vez que o processo de produção da CoronaVac foi interrompido foi em 17 de janeiro, no início da vacinação no Brasil, exatamente por falta de insumos. A atividade foi retomada no início de fevereiro e, desde então, as remessas têm sido periódicas — com recebimento, inclusive, do governador João Doria (PSDB), no Aeroporto de Guarulhos.

O Butantan diz que a parada no processo de envase não é um problema, mas, até o recebimento do novo IFA, não haverá produção de novas doses.

"A chegada estava prevista para essa semana, houve atraso e estamos aguardando para a próxima semana", disse Dimas Covas, diretor do instituto, em coletiva na tarde desta quarta (7). "Estamos trabalhando a todo vapor para o que cronograma seja mantido e até adiantado. Nosso pedido é que haja aumento de volume e até adiantar entregas."

Segundo Covas, o atraso se tratou de burocracia. "A produção do IFA [na China] está pronta. Estamos aguardando o desembaraço de documentação, não temos nenhum motivo para pensar diferente disso", declarou, na coletiva.

Com informações de UOL