Comissão do Senado quer que presidente da Petrobras explique supostas interferências do governo

13 de Março 2024 - 07h07
Créditos: Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça-feira (12) um requerimento de convite para que o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, explique a retenção de dividendos extraordinários por parte da estatal. A decisão fez a Petrobras perder R$ 55,8 bilhões em valor de mercado, com queda de 10,57% nas ações preferenciais e 10,37% nas ações ordinárias. A data da audiência pública ainda será agendada. Por ser um convite, Prates não é obrigado a comparecer ao colegiado.

Na quinta-feira (7), a Petrobras divulgou um lucro líquido de R$ 31 bilhões no último trimestre de 2023. Eles anunciaram que não distribuiriam dividendos extraordinários desse período devido à decisão do Conselho de Administração, que tem mais autoridade do que a diretoria. O conselho, composto por 11 membros, inclui seis representantes do governo federal. 

O senador Sergio Moro (União-PR), autor do requerimento, afirma que o governo federal teria intervido em uma disputa no conselho da estatal. "A União, na qualidade de acionista controlador da Estatal petrolífera, interferiu em decisão corporativa da empresa, no intuito de alterar indevidamente sua política de distribuição de dividendos, o que, em tese, fere dispositivos da Lei das Estatais", afirma o senador.

Segundo Prates, a diretoria da estatal inicialmente propôs 50% dos dividendos extraordinários para reserva e 50% para pagamento agora. Diante da resistência dos representantes do governo, ele se absteve de votar na reunião.

Com informações de R7