Conafer tentou aplicar mais de 3 mil descontos em benefícios de pessoas mortas, aponta CGU

11 de Outubro 2025 - 07h43
Créditos: YouTube TV Senado/Reprodução

A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou que a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) tentou aplicar descontos em mais de 3,3 mil benefícios do INSS de pessoas já falecidas. O caso foi encaminhado à CPMI do INSS e motivou a abertura de um processo administrativo contra a entidade.

Segundo a CGU, a Conafer inseriu dados falsos nos sistemas do INSS e da Dataprev para realizar os abatimentos — alguns, até oito anos após a morte dos titulares. As fraudes ocorreram durante a vigência de um acordo com o INSS que permitia o recolhimento direto de contribuições de benefícios previdenciários.

O órgão também apontou 99,2% de reclamações de beneficiários que afirmam não reconhecer os descontos. Além disso, a Conafer não respondeu a 80% das contestações, o que a CGU interpretou como reconhecimento tácito das irregularidades.

Em nota, a confederação alegou não ter acesso ao relatório e informou ter aberto uma sindicância interna, responsabilizando associações e cooperativas vinculadas pelas filiações.

Notícias relacionadas

Últimas notícias