Créditos: YouTube TV Senado/Reprodução
A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou que a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) tentou aplicar descontos em mais de 3,3 mil benefícios do INSS de pessoas já falecidas. O caso foi encaminhado à CPMI do INSS e motivou a abertura de um processo administrativo contra a entidade.
Segundo a CGU, a Conafer inseriu dados falsos nos sistemas do INSS e da Dataprev para realizar os abatimentos — alguns, até oito anos após a morte dos titulares. As fraudes ocorreram durante a vigência de um acordo com o INSS que permitia o recolhimento direto de contribuições de benefícios previdenciários.
O órgão também apontou 99,2% de reclamações de beneficiários que afirmam não reconhecer os descontos. Além disso, a Conafer não respondeu a 80% das contestações, o que a CGU interpretou como reconhecimento tácito das irregularidades.
Em nota, a confederação alegou não ter acesso ao relatório e informou ter aberto uma sindicância interna, responsabilizando associações e cooperativas vinculadas pelas filiações.
![[VÍDEO] Vídeo mostra estudante de medicina invadindo casa, atropelando idoso e fugindo após o crime; assista](/storage/2026/07/01KWHTA0NGNM56ZGJFDE8AMGGA.jpg)

![[VIDEO] No RN, Lula diz que não conhece Cadu, pré-candidato do PT ao Governo: "Não conheço essa pessoa"](/storage/2026/07/01KWHSWR3KCKQH21R64HPZ3DEX.jpg)